SÃO PAULO – No feriadão de 12 de outubro, a região central de São Paulo recebe uma programação gratuita com espetáculos de teatro, dança, circo, performances, shows, debates e exibição de filmes. É a 19ª edição das Satyrianas, festival organizado pela Cia. Os Satyros, que acontece entre os dias 11 e 14, na praça Roosevelt e em 20 espaços culturais da Consolação, Bela Vista, Santa Cecília, República, Luz e Sé.

Nesta edição, com o tema Satyrianas do amor – Sem medo do clichê, o festival comemora a volta da sua programação ao ar livre na Roosevelt – no ano passado, uma portaria da prefeitura havia proibido o uso do espaço para eventos; a decisão foi revista pelo prefeito Bruno Covas em agosto. As Satyrianas têm apoio da Secretaria Municipal de Cultura e reúnem mais de 600 atrações, apresentadas em 78 horas ininterruptas de atividades. Há, na grade, atrações do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Goiás.

Desde 2009, o festival faz parte do calendário oficial do Estado de São Paulo, incluído através da Lei 13.750, de autoria do deputado Carlos Giannazi. O evento também rendeu à Cia. Os Satyros o Prêmio Especial da Crítica da APCA (2007) e o Prêmio Shell de Inovação (2013).

Outras atividades

Satyribichos – Este ano, o festival criou o Satyribichos, uma programação voltada à causa animal. São várias atividades na praça Roosevelt e na Cinemateca Brasileira, com espetáculos de teatro, performances, uma cãominhada e ações para arrecadação de alimentos e roupas para os bichinhos. Tudo de graça. Entre os destaques está, no dia 12, na Cinemateca, o projeto Celebridade Vira-Lata e uma barraca do beijo com o Sr. Noronha, o cãozinho idoso que é sucesso no Instagram @diariodeumamocinha. Na Roosevelt, a programação tem a Cãominhada, no sábado às 16h, com a participação de Clara Averbuck, Luiz Thunderbird, Gabi Cywinski, Nicole Puzzi e Angélica Morango, entre outros. É uma caminhada com cães para adoção da ONG Natureza em Forma. O pessoal sai da praça em direção ao Parque Augusta.

Cinema – Mostra de curtas e longa-metragens integram a programação do Bar Presidenta. Além disso, o festival incorpora também à sua grade o último final de semana da Mostra Eu, Nicole Puzzi, Possuída pelo Prazer, que acontece de 4 a 14 de outubro na Cinemateca Brasileira. Nicole, inclusive, está em cartaz na peça Transex, da Cia. Os Satyros, no dia 12, às 23h30, no Satyros Um.

A programação completa você pode ver em www.satyrianas.com.br