Palavra (En)Cantada é lançado em DVD

Maria Bethânia está  no documentário<i> Palavra (En)Cantada</i>
Maria Bethânia está no documentário Palavra (En)Cantada

Luís Francisco Wasilewski, especial para o Aplauso Brasil

 

Helena Solberg – que dirigiu um excelente documentário sobre a trajetória de Carmen Miranda, Banana is My Business – tem seu mais recente trabalho fílmico, Palavra (En)Cantada, realizado em parceria com Marcio Debellian, disponível em DVD, pela gravadora Biscoito Fino.

Palavra (En)Cantada entrou em circulação em março desse ano e faz uma viagem na história do cancioneiro brasileiro, com um olhar especial para a relação entre poesia e música.

Dos poetas provençais ao rap, do carnaval de rua aos poetas do morro, da bossa nova ao tropicalismo, Palavra (En)Cantada passeia pela música brasileira até os dias de hoje, costurando depoimentos de grandes nomes da nossa cultura, performances musicais e surpreendente pesquisa de imagens.

O filme conta com a participação de Adriana Calcanhotto, Antonio Cícero, Arnaldo Antunes, BNegão, Chico Buarque, Ferréz, Jorge Mautner, José Celso Martinez Correa, José Miguel Wisnik, Lirinha (Cordel do Fogo Encantado), Lenine, Luiz Tatit, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Paulo César Pinheiro, Tom Zé e Zélia Duncan.

Imagens de arquivo resgatam momentos sublimes de Dorival Caymmi, Caetano Veloso e Tom Jobim.

E para comemorar o fato de que Palavra (En)Cantada foi o terceiro documentário mais assistido no Brasil em 2009, o DVD lançado pela Biscoito Fino terá uma hora e meia de extras.

Entre as relíquias desses extras, há Maria Bethânia lendo trechos do livro Dentro da Noite Veloz, de Ferreira Gulllar.

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

2 Comentários

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*