Panorama SESI de Dança 2012 com espetáculos gratuitos até o dia 16

Maurício Mellone, para o Favo do Mellone – parceiro do Aplauso Brasil  (mellone@aplausobrasil.com)

“Sapatos Brancos”

Com curadoria de Ana Francisca Ponzio, o evento traz grupos nacionais e estrangeiros, com criações de diferentes tendências. Destaque para cias brasileiras de Alice Poppe e Tato Taborda e Käfig Brasil

SÃO PAULO – Serão 10 dias do que há de mais pulsante na dança contemporânea. Esta a proposta do Panorama SESI de Dança/2012, que acontece no Teatro do SESI, Sala Ruth Cardoso, de 5 a 16 de dezembro, sempre de quarta a domingo, com ingressos gratuitos. De acordo com a curadora, a jornalista e crítica Ana Francisca Ponzio, são grupos do Brasil e de diversos países que apresentam criações que refletem a confluência cultural do mundo globalizado dos dias atuais.

As coreografias revelam uma diversidade de tendências, desde a dança urbana mesclada com hip hop do grupo Käfig Brasil, que já se apresentou por vários países e faz sua estreia agora por aqui, até a Cia alemã Toula Limnaios com a coreografia Wut (raiva), uma peça sobre choque e protesto, e as coreografias brasileiras Caprichosa voz que vem do pensamento (de Maria Alice Poppe, Tato Taborda e Aderbal Freire-Filho) e Sobre todas as coisas, da Cia Gira Dança, de Natal/RN, um trabalho do mineiro Mário Nascimento.

Em Caprichosa voz que vem do pensamento, Maria Alice Poppe, Tato Taborda e Aderbal Freire-Filho criaram um espetáculo que reúne dança, literatura, teatro, circo, rádio-teatro, mágica, pintura: todas estas expressões exercem o desejo de ser música.

Da Alemanha chega Wut, da companhia da coreógrafa e performer Toula Limnaios, que acabou de estrear em Berlim: é uma peça sobre a raiva e que nos joga num universo de contradições e desassossego. Com uma proposta diametralmente oposta, o público poderá conferir Lunaris, da paulista Emile

Sugai, peça inspirada na poesia zen-budista de Matsuó-Bachô, que cria uma interface de comunicação artística entre a linguagem do corpo e a imagem da lua, com seus mitos, suas fases e sombras.

“Sobre Todas as Coisas”

De São Paulo também a coreografia Obrigado por vir, concepção de Key Sawao e Ricardo Iazzetta, traz cinco pessoas num lugar qualquer questionando qual agradecimento seria justo hoje, qual reflexão cabe em suas bocas e qual agradecimento vibra em seus corpos.

A coreografia Identificazione di una donna, do brasileiro Claudio Bernardo que vive hoje na Bélgica, é inspirada na busca de uma mulher que finalmente se torna a dança em si mesma. Outra atração do Panorama é Avà, o homem que caminha, da coreógrafa suíça Joëlle Bouvier, com a Cia paulista Sociedade Masculina; o trabalho é inspirado nas fotos de Sebastião Salgado do garimpo de Serra Pelada e em poemas de Fernando Pessoa.

Os cariocas Renato Vieira e Bruno Cezario trazem Boca do Lobo cujo tema é o risco, a condição de estar em perigo, de realizar experiências sem controle, aventurar-se ao embalo da embriaguez de cada época.

Na coreografia do paulista Luis Ferron, Sapatos Brancos, estão em cena as tradições do carnaval paulistano:  as escolas de samba da cidade e a magia do ritual da dança do mestre sala e da porta-bandeira.

Ferron traz ainda para o Panorama Baderna, inspirada em rituais afro-brasileiros, folguedos e encontros regidos pela presença marcante dos tambores e suas derivações. Este trabalho será apresentado na rampa do edifício da Fiesp.

Para encerrar o Panorama SESI de Dança/2012 , a Cia Gira Dança da cidade de Natal/RN apresenta a coreografia Sobre todas as coisas, dirigida pelo mineiro Mário Nascimento. Formado por bailarinos com deficiências físicas, o espetáculo discute questões sobre a condição humana e suas fragilidades, sem dispensar o bom humor.

Final de ano é sempre movimentado, com inúmeras atividades, mas não deixe de participar deste evento que procura fazer um balanço da dança contemporânea, com trabalhos diversificados e de grande qualidade.

Fotos: divulgação
Roteiro:
Panorama SESI de Dança/2012
Dias 5 e 6/12 (quarta e quinta-feira) – Käfig Brasil, espetáculo Correria Agwa (França-Brasil) 

Dia 7/12 (quinta-feira) – Maria Alice Poppe e Tato Taborda, espetáculo Caprichosa voz que vem do pensamento (Rio de Janeiro)

Dias 8 e 9/12 (sábado e domingo) – Cie. Toula Limnaios, espetáculo Wut (Alemanha)

Dia 12/12 (quarta-feira) – Emilie Sugai, espetáculos Lunaris

Key & Zetta e Obrigado por vir (São Paulo)

Dia 13/12 (quinta-feira) – Claudio Bernardo, Cia. As Palavras, espetáculo Identificazione di uma donna (Bélgica) e Cia. Sociedade Masculina, espetáculo Avà, o homem que caminha

Dia 14/12 (sexta-feira) – Renato Vieira Companhia de Dança, espetáculo Boca do Lobo (Rio de Janeiro)
Dia 15/12 (sábado) – Núcleo Luis Ferron, espetáculo Sapatos Brancos (São Paulo)

Dia 16/12 (domingo) – Companhia Gira Dança, espetáculo Sobre todas as coisas (Natal, RN); Núcleo Luis Ferron, espetáculo Baderna (São Paulo)

Serviço: 

Teatro do SESI (456 lugares), Av. Paulista, 1313, Metrô Trianon-Masp.  Horários: de 05 a 16 de dezembro, de quarta a sábado, às 20h30; domingo, às 19h30. Ingresso: entrada franca, limite de dois ingressos por pessoa. A distribuição dos ingressos tem inicio a partir da abertura da bilheteria no mesmo dia do evento (de quarta-feira a sábado, das 12h às 20h30; e domingo, das 12h às 19h).aaa

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*