Parlapatões abrem o 54º Festival Santista de Teatro

Nanda Rovere, especial para o Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

Parlapatões apresentam "Ridículos Ainda e Sempre"

SANTOS – Entre os dias 13 e 21 de abril, acontece na cidade de Santos, litoral paulista, o Festa 54 (Festival Santista de Teatro). Durante os nove dias de programação, a cidade terá sessões de teatro adulto, teatro infantil, teatro de rua, Mostra Paralela, oficinas, debates, shows e saraus. A abertura será na próxima sexta-feira (13), 20h, no Teatro Municipal Braz Cubas com o espetáculo Ridículos Ainda e Sempre, dos Parlapatões.

Patrícia Galvão, mais conhecida como Pagu, realizou a primeira edição do Festa em 1958 com o objetivo de estimular a cultura na cidade e colocá-la no mapa das artes cênicas do país. O Festa é considerado o festival de teatro mais antigo em atividade do Brasil.

O evento, que contava com a participação de artistas amadores, era realizado pelo Departamento Cultural do Jornal A Tribuna, em conjunto com a Comissão Estadual de Teatro e a Comissão Municipal de Cultura. Plínio Marcos e Paschoal Carlos Magno estão entre os destaques da equipe responsável pela organização.

Parlapatões apresentam "Ridículos Ainda e Sempre"

O Festival conquistou reconhecimento e projetou nacionalmente artistas da região, como Plínio Marcos, Cláudio e Sérgio Mamberti, Carlos Alberto Soffredini, Ney Latorraca e Jandira Martini.

Após cinco décadas promovendo o teatro amador, em 2011 incluiu produções profissionais na grade de programação. Neste mesmo ano, foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural, concedida pelo Ministério da Cultura em reconhecimento a sua contribuição para a  cultura brasileira.

Um diferencial é a promoção do Intercâmbio Cultural, que desde o ano passado recebe 25 participantes de todo o Brasil, com estadia e alimentação garantidas. A ideia é promover trocas de experiências, propiciar o acompanhamento  da produção do festival e  possibilitar que estudantes e interessados em teatro possam ser fomentadores culturais  em suas cidades.

Com o tema Arte, Política e Pensamento, a 54ª edição do Festa é uma realização da classe artística da baixada santista com o apoio do SESC Santos. É o  público quem escolhe o valor dos ingressos, entre R$ 2 e R$ 10, facilitando assim o acesso ao teatro.

Para mais informações e grade completa de programação: www.festivalsantista.com.br .

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*