Nanda Rovere, especial para o Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

SÃO PAULO – A comédia romântica Pomba Enamorada ou Uma História de Amor traz aos palcos paulistanos a atriz Simonia Queiroz que, além de atuar, assina a adaptação da obra literária homônima de Lygia Fagundes Telles para o teatro. A direção é de Tarcila Tanhã. O cenário é assinado por Anne Cerutti e Hernandes Oliveira. O espetáculo re-estreia neste sábado (5), no Teatro Ruth Escobar e fica em cartaz até o dia 1º de julho, com sessões aos sábados, às 19h e domingos às 18h.
Baseados em textos jornalísticos de periódicos que tratam do universo feminino, o espetáculo solo apresenta a história de uma mulher independente, bonita e engraçada, Maria Helena di Castro, que está em busca do seu grande amor.
Enquanto Maria Helena espera seu amante e prepara uma festa de aniversário pra ele, revela ao público as suas intimidades, assim como as de mulheres que ela convive no seu dia-a-dia, como dona de um salão de cabeleireiro no centro da cidade

Segundo a atriz Simonia Queiroz, a peça faz um retrato ampliado da mulher brasileira, guerreira e trabalhadora; romântica e frágil, e, também, independente.
Como A Pomba Enamorada trata de uma mulher que vive nos anos 1950/ 60 (pré-revolução feminista), um dos desafios da montagem foi adaptar o contexto histórico daquele período para os dias de hoje:
¨Existem aspectos que ficam sem sentido para mulher de hoje, pois naquela época as mulheres raramente tinham contato físico com os homens antes do casamento e eram muito submissas emocionalmente”, afirma Simonia. ¨A partir daí, comecei a investigar e concluí como seria a Pomba Enamorada hoje: uma mulher independente e bem sucedida no seu meio. A minha Pomba Enamorada é mais moderna, não é simplesmente uma ajudante de cabelereira, ela é a própria dona do salão”, conclui a atriz.
O espirito do passado, no entanto, também está presente em cena:Maria Helena é saudosista em relação às mulheres dos anos 1950 e idealiza o romantismo através de bailes, músicas, cartas de amor e rádio-novela.
A direção é naturalista e apresenta referencias a programas femininos e ao universo dos salões de baile. O cenário, por sua vez, tem elementos que remetem o espectador aos anos 1950 e ao mundo atual, em que as mulheres são independentes. O estilo das canções que tocam em Rádios FM, bailes e casamento serviram de inspiração para a a trilha sonora, que salienta o imaginário da personagem.
FICHA TÉCNICA:
Adaptação do conto homônimo de Lygia Fagundes Telles
Direção:TarcilaTanhã
Adaptação e atuação:Simonia Queiroz
Assistente de direção: Alexandra da Matta
Colaboração e Consultoria Dramatúrgica: Rodrigo Fregnan e Thiago Ledier
Figurino: Anne Cerutti
Cenário: Anne Cerutti e Hernandes Oliveira
Iluminação: Hernandes Oliveira
Música: André Grynwask
Voz Off: Sergio Mastropasqua
Preparação corporal: Thiago Ledier e Luciana Caruso
Preparação vocal:Ronnie Kneblewski
Coordenação de Produção: Luciana Caruso
Produção Executiva:Simônia Queiroz
Realização: Queiroz Produções Artisticas
Fotos:DarcioTutak/Franco Zampese/Drica Castro
SERVIÇO
Pomba Enamorada ou Uma História de Amor
Temporada: de 05 de maio a 01 de julho
Sábados às 19h e domingos às 18h
Local: Teatro Ruth Escobar – Sala Miriam Muniz
Endereço: Rua dos Ingleses, 209
Telefone: (11) 3289-2358
Bilheteria: de quinta a domingo, das 14h às 21h
Duração: 55 minutos
Classificação etária: 12 anos
Capacidade: 70 lugares
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Aceita cartões Visa, Mastercard e Diners.a