“PETER EM FÚRIA” TEM TEMPORADA GRATUITA NO CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE

Fernando Pivotto, para o Aplauso Brasil (fernando@aplausobrasil.com.br)

Peter 1SÃO PAULO – O espetáculo musical, indicado ao Shell 2015 na categoria inovação, é uma releitura do clássico Peter Pan e Wendy, de J.M. Barrie e reloca a ação numa favela brasileira. A temporada gratuita ocorre de 15 a 24 de janeiro.

Um assassinato é o ponto de partida da história. Peter, líder do tráfico e morador da comunidade, aniquila outro jovem na frente dos amigos, que lidam com o fato como se fosse corriqueiro, normal. A partir daí, os personagens expõem seus medos e anseios, criando um paralelo entre sonho e realidade.

Continuando sua pesquisa sobre como mostrar a periferia nos palcos, desta ver o Pequeno Teatro de Torneado parte do clássico conto do inglês J.M. Barrie para discutir sobre o lugar dos sonhos na sociedade contemporânea.

“Desde o início do nosso trabalho, tentamos abrir espaço para o homem comum. Nossa proposta não é somente incentivar que esse público consuma cultura mas, que também, se reconheça no palco ao perceber semelhanças com os personagens”, explica William Costa Lima, que assina a direção e a dramaturgia final, a partir da colaboração dos outros membros do coletivo.

Apropriados do tema, os integrantes do Torneado evitam cair nos clichês presentes em novelas, filmes e peças que abordam o assunto. “A grande maioria do grupo é formado por jovens que, como eu, têm na sua origem de formação cultural a periferia. Com isso, podemos trazer algo mais perto daquilo que realmente vivemos e queremos apresentar como teatro”, diz o diretor

Contemplado com o Prêmio Zé Renato, o grupo termina sua circulação numa curta temporada gratuita no Centro Cultural da Juventude. “Levar essa montagem para os públicos da periferia faz total sentido para o nosso trabalho e trajetória. Seria uma espécie de retribuição por tanta inspiração e referências estéticas que essas culturas periféricas nos trouxeram. É comum vermos uma plateia formada tanto por alguns acadêmicos, como que por pessoas que nunca tiveram o contato com teatro. E também é comum vê-los dialogando ao final do espetáculo sobre os temas sociais abordados em nossa trama. Mas, sabemos que essa parte considerável de nosso público, oriunda das periferias da cidade de São Paulo, desbobra-se em esforços para assistir ao espetáculo e é nossa obrigação social facilitar esse encontro. E graças ao financiamento desse prêmio, o teatro poderá cumprir a sua função social de reflexão do humano para diversas realidades”, afirma.

PETER EM FÚRIA

De 15 a 24 de janeiro. Sextas e sábados, 20h e domingos, 18h.
Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641
Grátis

Ficha Técnica
Dramaturgia, Direção, Cenário e Iluminação: William Costa Lima.
Elenco: Aguida Aguiar, Alberta Jaeger, Ana Bueno, Ana Dandara, Beatriz Barros, Beatriz Valsechi, Bruno Lourenço, Camila Freire, Edson Gon, Guilherme Valdoski, Higor Moura, Isabela Marques, Júlio Silvério, Kaaká Reis, Karina Moraes, Marc Strasser, Marcelo Dalourzi, Mariana Acioli, Mariana Boujikian, Marina Yohrara, Mayara Sobral, Nanda Gomes, Paulo Jaeger, Renan Almeida, Suzi Jardim, Thaís Moura, Thiago Andrade e William Costa Lima.
Letras das Músicas e Melodias: Bruno Lourenço e William Costa Lima.
Arranjos: Bruno Lourenço, Fábio Caceffa, Franco Vieira e Renan Almeida.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*