Luís Francisco Wasilewski, especial para o Aplauso Brasil (lfw@aplausobrasil.com)

O dramaturgo italiano Luigi Pirandello (1867-1936), agraciado com um Nobel de Literatura em 1934 por sua “revitalização arrojada e engenhosa da arte dramática e cênica”, apresenta em Uno, Nessuno e Centomila, romance de 1909 – traduzido como Um, nenhum, cem mil – seu eterno questionamento sobre o que é “a verdade”, revelando assim as falsas impressões que surgem como respostas para essa questão.
De 12 de agosto a 10 de setembro o público terá a oportunidade de conhecer este universo de “desconstrução” (ou construção) de identidade. Uno, Nessuno e Centomila é o mote para a peça Pira, Pirandello, Pira que estará em cartaz no Espaço dos Parlapatões.
Protagonizada pelo ator Beto Bellini – que interpreta Vitangelo Moscarda – a livre adaptação de Mário Viana, dirigida por Bárbara Bruno, chega aos palcos com os atores Cláudio Curi, Eliete Cigarini, Vanessa Goulartt, Rafael Maia e Edu Guimarães.
Quem assina a trilha sonora é André Abujamra, os cenários e figurinos são de Márcio Medina e a coreografia é de Paulo Goulart Filho.
Sobre a Peça
Vitangelo Moscarda é um jovem herdeiro do banco de seu pai. Um dia, porém sua esposa, Dida, – interpretada por Eliete Cigarini – lhe faz a seguinte observação: “seu nariz é ligeiramente torto”. Eis o mote, que dá origem à busca do protagonista – em primeiro plano por sua identidade – e, de forma mais ampla, pela “verdade”. Moscarda, então, muda de vida: desiste de ser banqueiro, o que desaponta sua esposa – que o abandona. Vitangelo, então, encontra em um projeto de caridade o caminho para seus questionamentos. O esmagamento do ego, a mudança de atitude e postura do outro perante ao “novo ele” são algumas das experiências que ele vive.
A interrogação da veracidade sobre a situação dramática ganha o tempero das provocantes rupturas do metateatro – recorrente nas peças de Pirandello – e que são contempladas em Pira, Pirandello, Pira! .
Acrescenta-se a isso às referências e alusões a outras de suas peças durante a encenação, entre elas, Seis personagens à procura de um autor, uma das mais famosas criações do dramaturgo. Toda a construção do espetáculo leva o espectador ao pensamento instigante do autor italiano.
SERVIÇO:
PIRA, PIRANDELLO, PIRA!
12 de agosto a 10 de setembro
Local: Teatro dos Parlapatões
Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 158 – São Paulo
Horários: sextas e sábados – à meia-noite (uma única apresentação por noite)
Duração: 60 minutos
Ingressos: R$ 30,00
Capacidade: 96 lugares
Gênero: Comédia
11-3061 9799 – parlapatoes@uol.com.br
FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO
PIRA, PIRANDELLO, PIRA!
Adaptação de texto: Mário Viana
Direção: Barbara Bruno
Assistente de Direção: Samira Lochter
Elenco: Beto Bellini, Cláudio Curi, Eliete Cigaarini, Vanessa Goulartt, Edu Guimarães, Rafael Maia
Cenário e figurinos: Milton Fucci
Coreografias: Paulo Goulart Filho
Trilha Sonora: Du Moreira
Prod. Marketing: Igor Guedes
Designer Gráfico: Leo Marino
Coordenação de Produção: Erika Barbosa
Diretor de Produção: Gisa Guttervil
Assistente de Produção: Milton Fucci e Samira Lochter
Realização: Faz Produções
Assessoria de Comunicação: Parceria 6 Assessoria de Comunicação