Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (aplauso@gmail.com)

Apesar de sua carreira de atestado valor na TV e no cinema, além de sua formação como atriz no Teatro-escola Célia Helena e de integrar o elenco de A Rosa Tatuada em montagem carioca (2000), a atriz Mariana Ximenes debuta, profissionalmente, no teatro paulistano sob direção do consagrado ator Guilherme Weber. Os Altruístas, de Nick Silver, ganha o palco do Teatro Augusta, às 21h30, de hoje. Segundo o diretor, “a platéia é o sexto personagem da peça”.
A trama do, nada politicamente correto, autor novaiorquino gira em torno da famosa atriz de televisão, Sidney (Mariana Ximenes), segundo a intérprete, “carente, bulímica e que acredita que fazer novelas é sua forma de prestar serviço social”, sustentáculo de amigos de seu namorado Tony (Miguel Thiré) que compõem uma rede de serviços sociais que por meio de passeatas, comícios etc. promovem as ideias da revolução igualitária. “Eles não sabem muito bem o porquê de tudo aquilo que promovem e o mais engraçado é que essa tal ‘revolução social’ seja bancada por uma atriz de novelas”, brinca o ator Kiko Mascarenhas que dá vida ao irmão de Sidney, um cross-dressing (homem que se veste de mulher) que se apaixona por um michê, o qual está assistindo.

O diretor que já esteve em duas peças do dramaturgo – Pterodátilos e Homens Gordos de Saia, ambas no espetáculo Os Solitários (2001) -, disse que “advogou” por um curto período de ensaios? “menos de seis semanas”. Ximenes estreia,também, como produtora o que, segundo afirma dá maior liberdade de escolha. Fã confessa de Nicky Silver, recebeu o texto de Weber e, imediatamente, se apaixonou por Os Altruístas. “Acho muito interessante a experiência que Os Altruístas possibilita: castigar, comicamente, tantos costumes relativos a meu próprio oficio”, completa a atriz Mariana Ximenes.
OS ALTRUÍSTAS De Nicky Silver Direção: Guilherme Weber Com Mariana Ximenes, Kiko Mascarenhas, Miguel Thiré, Jonathan Haagensen e Stella Rabello. Cenografia: Daniela Thomas Figurinos: Emilia Duncan e Antonio Frajado Iluminação: Domingos Quintiliano Trilha Sonora: Guilherme Weber Produzido por Mariana Ximenes, Francisco Accioly e Roberto Vitorino Realização: Maxi Produções SERVIÇO: Estreia 16 de setembro Temporada de 16 de setembro a 18 de dezembro Sextas, às 21h30. Sábados, às 21h. Domingos, às 19h. Ingressos a R$ 70 (sex) e R$ 80. TEATRO AUGUSTA Rua Augusta, 934. Tel: 3151-4141. Bilheteria abre de quarta a sexta, a partir de 14h. Sábados e domingos, a partir de 15h. Classificação etária: 18 anos Duração: 100 minutos LEIA TAMBÉM