Porto Alegre em Cena atinge maioridade

Luis Francisco Wasilewski, especial para o Aplauso Brasil (lfw@aplausobrasil.com)

CarolSachs__Pterodáctilos
"Pterodáctilos" foto de Carol Sachs

PORTO ALEGRE – Em entrevista exclusiva ao Aplauso Brasil, o curador da Décima Oitava Edição do Porto Alegre Em Cena, que acontece de 6 a 27 de Setembro, Luciano Alabarse, fala sobre a história do festival e as grandes atrações que estarão em cena este ano.

Aplauso Brasil – O Porto Alegre Em Cena atinge em 2011, a sua maioridade.Podes arrolar sete maravilhas que aconteceram nesta história? Ou seja, sete espetáculos que você considera emblemáticos na trajetória do Festival.


Luciano Alabarse –
Posso destacar momentos inesquecíveis, sim: a primeira apresentação de uma peça do Peter Brook no Brasil, Le Costume; a estreia de Ariane Mnouchkine na América do Sul, com o Theatre du Soleil, no Galpão do Humaitá; Pina Bausch entrando no Theatro São Pedro para assistir Adriana Calcanhotto; Paulo José, no ano passado, distribuindo emoção a toda a plateia; conseguir apresentação Quartett, com Isabelle Huppert, dirigida por Bob Wilson; Goran Bregovic e sua orquestra incendiando a plateia do festival; o Hamlet, do lituano Nekrosius, uma das mais belas montagens que já vi na vida.

AB – Que espetáculos você destaca nesta décima oitava edição como imperdíveis?

Alabarse – A espanhola Estrella Morente; A Flauta Mágica, de Mozart, dirigida por Brook; Bob Wilson fazendo Beckett, como ator; O Micróbio do Samba, com Adriana Calcanhotto; a estreia do coreógrafo Alan Platel com Out of Context, ballet dedicado a Pina Bausch, emocionante.

Alan Platel estreia balé em homenagem à Pina Bausch

AB – Um dos diferencias do Porto Alegre Em Cena em relação a outros festivais é a presença de grandes shows musicais na grade de programação. Por que esta escolha?

Alabarse – Todos os grandes festivais mundiais, hoje, diversificam suas atrações em segmentos. É cada vez maior a fusão entre teatro, dança e música num festival do porte do Em Cena. E, pessoalmente, nada como um show inesquecível para manter o clima de celebração de um grande festival.

AB – Ser curador de um Festival do porte do Em Cena tem seu Lado A e Lado B. Ao mesmo tempo, que você agrada uma parte da classe teatral com suas escolhas, desagrada uma outra parte. Como você procura manter o delicado equilíbrio em sua função?

Alabarse – Procuro fazer o meu trabalho com honestidade e rigor. Isso tem me trazido grandes alegrias. O reconhecimento mundial da qualidade do festival, por exemplo. Se alguém não reconhece isso, fazer o quê? É preciso aprender a conviver com críticas, fazem parte da minha profissão. Nada que me abale em demasia. Tenho plena consciência do que o Em Cena representa hoje para a vida cultural da cidade, e me orgulho muito de fazer parte dessa história de um ângulo privilegiado, o de curador.

AB – Fale da parceria que o Festival passa a manter este ano com a Ingresso Rápido, visando agilizar a venda dos ingressos?

Alabarse – Como o festival cresce de ano para ano, é natural que queiramos melhor a cada nova edição. A Ingresso Rápido é uma das maiores empresas de venda de ingressos do Brasil, e sua função é melhorar o atendimento ao público, agilizar a prestação de serviço, oferecer mais conforto ao público crescente do festival.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre o 18° Porto Alegre Em Cena.

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*