Prêmio Bibi Ferreira consagra cena musical em SP

Redação do Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com.br)

Prêmio Bibi FerreiraSÂO PAULO – A edição do Prêmio Bibi Ferreira 2012/2013 será realizada no dia 09 de setembro, no histórico Theatro São Pedro, no centro da capital paulista. Carregando o nome de uma das principais artistas brasileiras, o prêmio quer se tornar referência na área do teatro musical. Espetáculos como a Família Addams, Rock in Rio, O Mágico de Oz e Alô Dolly estão concorrendo nas 16 categorias. O público pode ajudar na votação para Melhor Musical – Voto Popular.

O evento será pontuado pela entrega das estatuetas e a execução de números musicais que serão interpretados pela Mestre de Cerimônia, a atriz e cantora Alessandra Maestrini e algumas estrelas do teatro musical brasileiro, todos acompanhados pela Orquestra Jazz Sinfônica do estado de São Paulo na execução dos números musicais que serão apresentados.

A produção do Prêmio vem nos últimos dois anos trocando informações e adquirindo know-how com as equipes dos Prêmios Olivier (Londres – Inglaterra) e o Prêmio Tony (Nova York – EUA). Inclusive acompanhando os ensaios e a cerimônia de premiação do Prêmio Tony deste ano.

A direção da Cerimônia está sob a responsabilidade de Daniel Salve, e as coreografias serão concebidas pela coreografa Vivien Fortes.

Nesta primeira edição o Prêmio está dividido em 16 categorias. Sendo entregue a produções e/ou profissionais que atuaram em espetáculos de teatro musical na cidade de São Paulo e obtiveram grande destaque nas suas atividades/categorias no período de elegibilidade.

Para a escolha dos indicados foi formado um grupo de cinco jurados que são denominados por comitê de indicação. Os membros deste comitê estão desde o dia primeiro de julho de 2012 assistindo a todos os espetáculos de teatro musical da cidade de São Paulo, e de acordo, com as regras da premiação determinaram quais são os candidatos indicados em cada categoria. Este comitê indicou três candidatos (listados no fim deste documento) em cada categoria que serão apresentados ao comitê de nomeação para votação.

O comitê de nomeação é o responsável por determinar entre as 03 candidatos indicados em cada categoria, qual deverá receber o nesta edição. No total, participam, nos bastidores da premiação, 25 profissionais ligados ao teatro musical de São Paulo – atores, diretores, produtores, coreógrafos, maestros, cenógrafos, figurinistas, iluminadores.

Entre os cinco nomes do comitê de indicação está o editor e criador do Aplauso Brasil Michel Fernandes.

O público também participa do Prêmio e pode votar na categoria de Melhor Musical – Voto Popular. Para isso, basta acessar o link www.premiobibiferreira.com.br.

Veja abaixo os cinco membros do comitê de nomeação do Prêmio Bibi Ferreira:

Rubens Ewald Filho – Jornalista, Diretor e Roteirista. É um dos mais respeitados críticos do país. Trabalhou nos maiores veículos de comunicação do país.

Jamil Dias – Ator, Diretor e Pesquisador de teatro musical brasileiro. Pós-Doutorado em Artes Cênicas pela USP, Doutor em Artes Cênicas pela ECA/USP, Mestrado em Artes – Teatro, pela USP, Bacharel em Direção Teatral pela ECA/USP.

 Ricardo Monteiro – Dramaturgo e Compositor. Doutor em Semiótica pela Universidade de São Paulo, Mestre em Letras e Bacharel em Composição pela mesma instituição.

Michel Fernandes – Jornalista, Pesquisador de Teatro e Dança, Crítico de Teatro e Dramaturgo. Editor Responsável do site cultural Aplauso Brasil.

Edna Ligieri – Diretora, atriz e Dramaturga. Formada em Arte Dramática pelo Morley College – Londres – Inglaterra.

Veja os indicados nas 16 categorias:

Prêmio Bibi indicados

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.