Michel Fernandes, Aplauso Brasil (michel@aplausobrasil.com)

A chuva torrencial que escaldou a cidade do Rio de Janeiro na noite de segunda-feira (5) não impediu aos artistas cariocas de comparecerem ao Jockey Club para a entrega do Prêmio Shell de Teatro, simbolizado por uma estátua em formato de concha criada pelo artista plástico Domenico Calabroni.
Como não poderia deixar de ser, Enrique Diaz e Fernando Eiras, respectivamente Melhor Diretor e Melhor Ator, consagraram o espetáculo In On It, em cartaz, até o dia 11, no Teatro Faap.

Já Beth Goulart faturou o prêmio de Melhor Atriz pela pulsante interpretação em Simplesmente Eu, Clarice Lispector que chega ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo sexta-feira (9), 19h30.
No Festival de Curitiba cruzei com a atriz Stella Miranda que prometeu que o musical protagonizado por ela, Miranda Por Miranda, cujos arranjos e direção musical de Tim Rescalla levou a estatueta por Música, estreará em breve em São Paulo.
O pungente e atual musical O Despertar da Primavera, da dupla Charles Möeller e Cláudio Botelho, ganhou o prêmio de Melhor Iluminação para Paulo César Medeiros e cumpre temporada no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
De praxe em todas as edições do prêmio, um artista recebe a Homenagem Especial, por sua contribuição ao teatro brasileiro. Esse foi o ano da atriz Eva Todor.
A tarefa de escolher os vencedores entre tantos outros grandes nomes coube à Fabiana Valor (atriz e bailarina), Jorginho de Carvalho (iluminador), João Madeira (diretor do grupo AfroReggae), Sérgio Fonta (dramaturgo, diretor e ator) e Tania Brandão(pesquisadora e professora de História do Teatro Brasileiro).
Confira a lista completa dos vencedores do 22º Prêmio Shell de Teatro do Rio de Janeiro:
Música:
w Tim Rescala pela direção musical e arranjos de “Miranda por Miranda”
Figurino:
w Rodrigo Cohen por “Farsa da boa preguiça”
Iluminação:
w Paulo César Medeiros por “O despertar da primavera”
Cenário:
w Alberto Renault por “Dois irmãos”
Ator:
w Fernando Eiras por “In on It”
Atriz:
w Beth Goulart por “Simplesmente eu, Clarice Lispector”
Direção:
w Enrique Diaz por “In on It”
Autor:
w Gustavo Gasparani e Eduardo Rieche por “Oui oui… A França é aqui”
Categoria especial:
w Claudio Botelho pela versão das músicas de “Avenida Q”
Homenagem:
w Eva Todor por sua iluminada trajetória no cenário artístico brasileiro.