Primeiros apontamentos das Satyrianas 2012

Michel Fernandes, para o Aplauso Brasil (Michel@aplausobrasil.com)

Adriana Caparelli, Marcello Drumond e Letícia Coura – foto de Ivam Cabral

SÃO PAULO – Não é possível deixar de registrar a emoção ao verificar in loco a reforma da Praça Roosevelt. Desde o retorno d’ Os Satyros a capital paulista – depois de um auto-exílo de quase uma década na Europa – passei a frequentar aquele ambiente, há dez anos soturno e frio, e fui contaminado pelo empenho da companhia em devolver ao lugar – que teve seu apogeu artístico na segunda metade do século passado – seu posto de centro artístico vigoroso. Agora, agregados outros coletivos teatrais como os Parlapatões percebo o que o diretor Marco Antonio Rodrigues afirmou na entrevista inaugural desse site: “os políticos precisam, com urgência, entender o poder transformador da sociedade por meio do teatro”.

“Kabuki Loiro”

Assim, a Praça Roosevelt é o destaque principal das Satyrianas 2012. Participar do evento é celebrar o poder transformador do teatro. Dentre as infinitas ofertas culturais do evento, o dueto intimista entre Adriana Capparelli e Letícia Coura, cujo CD duplo Aos Contrarios coloca vozes e composições da primorosa dupla, apresentado na Tenda Residência, armada na Praça Roosevelt; a performance Kabuki Loiro, que resultará na peça curta homônima que será apresentada no DramaMix às 19h de amanhã, dirigida por Maurício Paroni de Castro e protagonizado por Liz Reis, e Mais do Mesmo, peça curta de Renato Andrade para o DramaMix, se destacaram dentro do que assisti.

Confira aqui a programação completa das Satyrianas 2012

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.