Projeto Violas e Repentes divulga a poesia da cultura popular

Nanda Rovere, especial para o Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

Projeto Violas e Repentes

SÃO PAULO – O projeto Violas e Repentes, idealizado pela Associação Raso da Catarina, conta com as participações de Assis Ângelo, Titico Caetano e Vicente Reinaldo e tem como objetivo difundir a arte do repente na Vila Madalena e em toda a capital paulista. Será apresentado sábado (7), 15h.

Conduzidas pelo mestre de cerimônias, o pesquisador cultural e jornalista Assis Ângelo, as apresentações acontecem sempre no primeiro Sábado de cada mês, no espaço Gam Yoga, que fica na Rua Fradique Coutinho, 1004, na Vila Madalena,

Violas e Repentes valoriza o repentista, a sua diversidade de expressões e a tradição oral. Contextualiza historicamente a origem e o surgimento desta arte popular. O público, além de ouvir as cantorias e histórias, participa propondo temas de improviso aos repentistas. Durante uma hora e meia, a dupla de artistas fazimprovisações com temas que permeiam o imaginário da cultura popular brasileira.

Também participam do projeto, poetas e violeiros como Dedé Laurentino, Zé Cândido, Manoel Soares, Erivaldo da Silva, Zé Milson Ferreira, Zé Francisco e Sebastião Cirilo e Luzivan Matias, voz feminina que vem conquistando sucesso entre os repentistas.

A entrada é franca.

SOBRE O RASO DA CATARINA

A Associação Raso da Catarina foi fundada em setembro de 2006. É uma organização jurídica privada de interesse público, voltada à pesquisa e à divulgação das manifestações artísticas e culturais junto à sociedade civil. Tem como missão a formação de público, a difusão cultural e a ocupação de espaços públicos. Atua principalmente nas áreas de circo, teatro, culturas populares, música e hip-hop.

Atualmente participa da gestão coletiva do Teatro da Vila, promove o projeto Sarau do Charles 15 anos e o Projeto Violas e Repentes, todos no bairro da Vila Madalena; implementou em 2010 na Comunidade do Moinho o Ponto de Cultura “A Vida é o Moinho”, na Barra Funda; promove o projeto Circo para Todos II na Escola Estadual Professor Mauro de Oliveira no bairro Vila Anglo.

Mais em http://www.rasodacatarina.com.br/

FICHA TÉCNICA

Concepção e Direção Artística – Alessandro Azevedo.

Mestre de Cerimônias – Assis Ângelo

Repentistas – Andorinha, Luzivan Matias, Titico Caetano, Vicente Reinaldo, Sebastião Marinho, Dedé Laurentino, Zé Cândido, Zé Francisco, Zé Milson Ferreira, Manoel Soares, Sebastião Cirilo e Erivaldo da Silva.

Produção Executiva – Bruno Tonelli

Operador de Som – Wilson Roberto Lopes

Assistente de Operador de Som – Antônio Oliveira

SERVIÇO | AGENDA

VIOLAS E REPENTES

Data: Sábado (7)

Titico Caetano e Vicente Reinaldo

Horário: 15h

Evento gratuito | Faixa etária: Livre

Data: 05 de maio

Dedé Laurentino e Zé Cândido

Horário: 15h

Evento gratuito | Faixa etária: Livre

Data: 02 de junho

Luzivan Matias e Manoel Soares

Horário: 15h

Evento gratuito | Faixa etária: Livre

Data: 07 de julho

Erivaldo da Silva e Zé Milson Ferreira

Horário: 15h

Evento gratuito | Faixa etária: Livre

Data: 04 de agosto

Zé Francisco e Sebastião Cirilo

Horário: 15h

Evento gratuito | Faixa etária: Livre

Local: GAM YOGA –Rua Fradique Coutinho, 1004

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*