PRORROGADAS INSCRIÇÕES PARA WORKSHOP OLHARES CRÍTICOS

residenciaSÃO PAULO – Quem ainda não se inscreveu para o workshop Olhares Críticos que começa na próxima segunda-feira (6), 15h, tem até domingo (5) para fazer sua inscrição para a atividade ministrada pelo jornalista e crítico teatral Michel Fernandes que coordena a Residência Artística do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro-Sede Roosevelt, onde será realizado o workshop. Para inscrever-se é só enviar um email com carta de intenção e currículo para mfhamlet@gmail.com ou Michel@aplausobrasil.com.br .

OLHARES CRÍTICOS – WORKSHOP
Com Michel Fernandes

Pensemos num espetáculo teatral como uma casa repleta de janelas e no crítico teatral como um espectador profissional que observa essa casa-espetáculo, tendo como ponto de partida uma das janelas que servirá como alicerce para o entrelaçamento dos outros cômodos-elementos-que-compõem-um-espetáculo, resultando, então, no texto final da crítica.

Essa é a essência da proposta do workshop OLHARES CRÍTICOS: proporcionar ao aprendiz o diálogo crítico do espetáculo de teatro tendo como ponto de partida – ou, aproveitando a metáfora, começando a olhar toda a casa a partir de uma das janelas que a compõem – uma das inúmeras disciplinas que compõem o espetáculo, levando em consideração que todos os elementos do espetáculo serão analisados tendo o ponto de partida escolhido como a base do texto.

Serão 8 encontros de 3 horas cada, divididos em teoria e prática. As atividades práticas se dividirão em duas:

Externas: assistindo a espetáculos previamente escolhidos;

Internas: discussão sobre os textos redundantes dos espetáculos assistidos nas atividades externas.

De: 06/10 a 24/11, às segundas-feiras, das 15h às 18h
Local: SP Escola de Teatro – R5
Gratuito
20 vagas

 

CONTEÚDO

  • O que é a crítica
  • Etimologia da crítica
  • Crítica teatral através da história (alguns modelos)
  • Ideologia ou ideário?: o peso das palavras
  • Instrumentos de análise (descrição – Sábato Magaldi -; tomada de notas; questionário Ubersfeld, Pavis e Helbo)
  • Olhares-janelas

o   INTERPRETAÇÃO

o   CENOGRAFIA/ FIGURINOS, ADEREÇOS E ARQUITETURA CÊNICA

o   DRAMATURGIA

o   LUZ

DANÇA

DANÇA-TEATRO

o   MAQUILAGEM

o   MÚSICA

  • Atividades externas
  • Produção de textos
  • Discussões sobre os textos discutidos
  • Conclusão
Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado