Quem serão os escolhidos do FIT Rio Preto 2011?

Franklin Catan, colunista do Aplauso Brasil

Franklin Catan, especial para o Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

Expectativa é uma boa palavra certa para adjetivar o que sentem os 385 espetáculos que se inscreveram para 11ª edição do FIT – Festival Internacional de Teatro de

A CARTOMANTE_João Guerreyro

São José do Rio Preto. Concorrem espetáculos locais, nacionais e internacionais. Quinze grupos de Rio Preto se inscreveram para apenas 10 vagas. Isso quer dizer que os grupos tem 66% de chance de participar da 000grade. Segundo o Secretário da Cultura, Deodoro Moreira, as numerosas inscrições de grupos rio-pretenses refletem o que eles apresentaram no decorrer de 2010.

No total, inscreveram-se 198 produções do Estado de São Paulo, 51 do Rio de Janeiro, 20 do Paraná e outras 20 do Rio Grande do Sul, 18 de Minas Gerais, 9 do Distrito Federal, 7 do Ceará, 5 de Santa Catarina, 4 de Goiás e 3 da Paraíba. Os demais Estados, Pará, Pernambuco, Maranhão e Alagoas, tiveram 1 inscrição. Já na categoria Internacional, há 47 trabalhos inscritos, de países como França, Espanha, Itália, Portugal, Argentina, México, Peru, Venezuela, Equador e Bélgica.

Ainda não há uma quantidade exata para a seleção, mas caso os candidatos não atendam às expectativas da curadoria – formada por quatro profissionais – serão convidados outros grupos.

O Secretário de Cultura Edvaldo Santos, Edvaldo Santos (créd. foto Diário da Região)

O Secretário quer e espera ampliar a participação de novos países – no ano passado foram seis – especialmente com adesão dos latino-americanos. Ele também acredita que pode conseguir reduzir os valores do custo da Cia.

“Em 2010, Las Julietas (do Uruguai) teve boa repercussão e valor baixo”, exemplifica, sobre a viabilidade financeira. “A presença da companhia citada custou em torno de R$ 35 mil. Os gastos com grupos estrangeiros já chegaram a ultrapassar os R$ 120 mil”, finalizou.

A programação será revelada no dia 14 de março, então, fique esperando ansioso pelo resultado, pois este ano promete mais uma vez. A seleção será feita pela jornalista Marici Salomão e pelo dramaturgo José Fernando Peixoto de Azevedo, ambos indicados pela Prefeitura, e por dois representantes do Sesc, correalizador do FIT, ainda não divulgados.

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*