RACISMO E TEATRO DOCUMENTÁRIO SÃO EIXOS DA MOSTRA INTERNACIONAL DE TEATRO EM SP

MITsp acontece entre os dias 14 e 21 de março de forma mais enxuta do que nos anos anteriores. Foto: divulgação.

Fernando Pivotto, para o Aplauso Brasil (fernando@aplausobrasil.com.br)

SÃO PAULO – Prevista para acontecer entre 14 e 21 de março de 2017, a quarta edição da MITsp apresenta-se numa configuração mais compacta – 10 espetáculos e diversas atividades formativas espalhados num espaço de sete dias – e mantendo o interesse pelo teatro documentário, linguagem que já teve papel de destaque nos anos anteriores. A mostra também mantém seu interesse por espetáculos que apresentam diálogo entre diversas linguagens (teatro e dança; teatro e música; teatro e cinema) e dedica a edição atual para a reflexão do racismo.

Durante algum tempo em 2016, houve a possibilidade de que a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, que desde sua primeira edição apresenta-se anualmente na cidade, tornasse-se bienal, por questões de logística e patrocínio. Pelo que se viu na coletiva de imprensa que aconteceu na última segunda (6), não só as coisas organizaram-se para que a quarta edição da Mostra saísse em 2017, como as dificuldades serviram de impulso criativo para a curadoria, especialmente no tocante às atividades formativas, elemento fundamental do evento: os artistas convidados para ministrar workshops ou coordenar residências utilizarão temas recorrentes no Brasil atual para conduzir seus encontros, como, por exemplo, uma oficina de dança que tem como ponto de partido os panelaços.

A interlinguagem também continua cara para os curadores da MITsp, como se vê pela escolha de Avante, Marche! para abrir a mostra, no dia 14. O espetáculo da companhia belga les Ballets C de la B, livremente inspirado em O Homem com a Flor na Boca, de Pirandello, mescla teatro, dança, performance e música, com uma banda no palco. Da mesma forma, Por Que o Sr R Enlouqueceu? , dirigido por Susanne Kennedy, investiga as aproximações e distanciamentos entre teatro e cinema a partir do roteiro do filme homônimo dirigido por Rainer Werner Fassbinder.  Com atores mascarados e com gestos antinaturais, o que Kennedy procura, segundo o diretor artístico Antônio Araújo, é uma “hiper-teatralidade”.

O hibridismo também aparece em Para Que o Céu Não Caia, espetáculo de dança da coreógrafa Lia Rodrigues.

A questão do racismo aparece presente nos espetáculos Black Off da sul-africana Ntando Cele, que lança mão do white face para ironizar apropriação cultural e a visão dos brancos sobre os negros ; em Branco – O Cheiro do Lírio e do Formol , de Alexandre dal Farra; e em A Missão em Fragmentos: 12 Cenas de Descolonização em Legítima Defesa, dirigida por Eugênio Lima e inspirada no texto de Heiner Müller.  A Missão em Fragmentos é um desdobramento da performance Em Legítima Defesa, que aconteceu no ano passado.

O teatro documental também aparece na mostra através de Mateluna, de Guilhermo Calderón, inspirado na história real do guerrilheiro Jorge Mateluna; e do trabalho do libanês Rabih Mroué, que apresenta três trabalhos, sempre mesclando política com sua vida pessoal e familiar. Revolução em Pixels é uma “palestra não acadêmica” que trata sobre a forma como registramos e documentamos eventos – como no caso da revolução síria. Tão Pouco Tempo traz a atriz Lina Majdalanie, esposa de Mroué, refletindo sobre a importância de heróis para uma sociedade e o porque de nos sentirmos mais atraídos por heróis mortos do que por vivos. Por fim, em Cavalgando Nuvens, Yasser Mroué, irmão de Rabih, expõe no palco as sequelas que carrega após ser baleado na cabeça, e traça um paralelo com os outros sobreviventes de conflitos urbanos.

MITsp 2017
De 14 a 21 de março, em diversos teatros da cidade (Itaú Cultural, Theatro Municipal, Auditório Ibirapuera, Teatro João Caetano, Centro Cultural São Paulo e unidades do Sesc)
Ingressos: R$ 20,00. Vendas a partir de 16 de fevereiro pelo Portal Sesc SP ou Ingresso Rápido.

Maiores informações em mitsp.org

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*