Luís Francisco Wasilewski, especial para o Aplauso Brasil (lfw@aplausobrasil.com)

SÃO PAULO – Uma das mais premiadas companhias teatrais do Brasil, a Cia. Razões Inversas, criada pelo diretor Marcio Aurelio e pelo ator Paulo Marcello, celebra seus 21 anos, ou seja, sua maioridade, apresentando quatro espetáculos de seu repertório que marcaram a trajetória da companhia. A partir de 07 de janeiro, o Espaço Parlapatões receberá as montagens A Bilha Quebrada, Agreste, A Ilusão Cômica e Anatomia Frozen. Os espetáculos serão apresentados até o dia 24 de março, com sessões sempre de terça a domingo.
Mostra
No mês de janeiro, o palco dos Parlapatões receberá os espetáculos durante a semana da seguinte maneira: Agreste, terças e quartas (21h); A Ilusão Cômica, quintas e sextas (21h) e aos sábados (21h) e domingos (20h), A Bilha Quebrada. Já Anatomia Frozen será apresentada aos sábados, à meia-noite.

A partir de fevereiro, até o final da mostra, haverá uma mudança na grade: Agreste e A Bilha Quebrada passam a ter uma única sessão por semana, terças e quartas, respectivamente, e A Ilusão Cômica será às quintas e sextas (21h). Nesse mesmo período, a mostra da Razões Inversas divide espaço com os espetáculos dos Parlapatões aos finais de semana, mantendo Anatomia Frozen à meia-noite.
PROGRAMAÇÃO
A BILHA QUEBRADA
Foi o espetáculo que projetou a companhia na cena teatral de São Paulo, em 1993, recebendo três indicações para o Prêmio Shell , uma indicação para o prêmio Mambembe e duas outras para o APETESP.
FICHA TÉCNICA
Texto: Heinrich von Kleist
Tradução e Adaptação: Companhia Razões Inversas
Direção: Marcio Aurelio
Assistente de Direção: Ligia Pereira
Cenário, figurinos e iluminação: Marcio Aurelio
Elenco: Joca Andreazza, Paulo Marcello, Lavínia Pannunzio, Washington Gonzales, Maria Stella Tobar, Júlio Machado, Gonzaga Pedrosa, Regina França e Renata Araújo.
Técnico de som e luz: André Lemes
Direção de produção: Companhia Razões Inversas
Produção executiva: Renata Araújo

A ILUSÃO CÔMICA
Com esse espetáculo, que estreou em agosto de 2011, a companhia presta uma homenagem ao teatro. Ilusão Cômica é um clássico do francês Pierre Corneille (1606 a 1684) encenado pela primeira vez no Brasil pela Razões Inversas em 2011.
O espetáculo transita pelos diferentes gêneros como comédia, drama e tragédia, revelando o jogo de metalinguagem proposto por Corneille. Na encenação, a tradutora e dramaturga Valderez Cardoso Gomes, manteve a beleza poética do texto original, mas buscando, ao mesmo tempo, torná-lo dinâmico, por meio de sua adaptação a uma linguagem contemporânea.
FICHA TÉCNICA
Direção: Marcio Aurelio
Tradução e adaptação: Valderez Cardoso Gomes
Elenco: Paulo Marcello, Joca Andreazza, Lavínia Pannunzio, Maria Stella Tobar, Julio Machado, Gonzaga Pedrosa e Clóvis Gonçalves.
Cenários: André Cortez
Figurinos: Marcio Aurélio, André Cortez e Lígia Pereira
Iluminação: Marcio Aurelio
Trilha sonora: Daniel Maia
Direção de produção: Companhia Razões Inversas
Produção Executiva: Renata Araujo

ANATOMIA FROZEN
A montagem de 2009 ganhou os seguintes prêmios: Melhor Diretor pela APCA, Prêmio CPT de Melhor Elenco e o Prêmio Myriam Muniz de Teatro. Anatomia Frozen apresenta três narrativas que se entrelaçam: uma psiquiatra americana que escreve uma tese sobre assassinatos em série, um pedófilo e assassino em série condenado à prisão perpétua na Inglaterra e a mãe de uma de suas vítimas, a garotinha Nina que desapareceu aos dez anos de idade.
FICHA TÉCNICA
Texto: Bryony Lavery.Encenação: Marcio Aurélio.Elenco: Joca Andreazza e Paulo Marcello.Tradução: Rachel Ripani.Adaptação: Cia. Razões Inversas
Assistente de direção: Lígia Pereira
Iluminação, Cenário e Trilha Sonora: Marcio Aurélio.Voz Dr. David: Odilon Wagner.Projeto Gráfico: Pedro Penafiel.Fotos: Tati Cardoso.Consultoria de Psiquiatria: Drª Paula Orsi. Produção Executiva: Renata Araújo
AGRESTE
Eleito Melhor Espetáculo e Melhor Texto pela APCA e Prêmio Shell de Melhor Autor em 2004, Agreste, escrita por Newton Moreno, também foi considerada por críticos da revista Bravo! como o terceiro melhor espetáculo encenado no Brasil, na primeira década do século 21. A revista Cult citou a montagem como um dos destaques do teatro da última década.
FICHA TÉCNICA
Encenação e direção de arte: Marcio Aurélio
Texto: Newton Moreno
Elenco: Paulo Marcello e Joca Andreazza
Preparação corporal: Lu Favoreto e Marina Caron
Programação visual: Paulo Marcello
Direção de produção: Companhia Razões Inversas
Produção executiva: Renata Araújo
SERVIÇO – MOSTRA DE REPERTÓRIO CIA RAZÕES INVERSAS
De 7 de janeiro a 24 de março
Programação em janeiro
A Bilha Quebrada: dias 07, 08, 14, 15, 21 e 22 de janeiro. Sábados às 21h. Domingos às 20h
Agreste: Dias 10, 11, 17, 18, 24, 25 e 31 de janeiro. Terças e quartas, às 21h
A Ilusão Cômica: Dias 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de janeiro. Quintas e sextas, às 21h
Anatomia Frozen: Dias 14, 21 e 28 de janeiro. Sábados, às 0h
Espaço Parlapatões
Teatro: 96 lugares
Ingressos: R$ 40 (inteira), R$ 20 (meia entrada)
Promoção: Desconto de 50% na compra ingressos para os quatro espetáculos de uma única vez na bilheteria do Espaço Parlapatões. Válido somente para inteira.
Classificação:
A Bilha Quebrada e A Ilusão Cômica: 12 anos
Agreste e Anatomia Frozen: 16 anos
Duração:
A Bilha Quebrada e A Ilusão Cômica: 90 minutos
Agreste: 60 minutos
Anatomia Frozen: 75 minutos
Endereço:
Praça Franklin Roosevelt, 158
Centro – São Paulo
Informações:
(11)3258-4449