RESENHA: ELENCO DE 14 ATORES ENCENA DUAS PEÇAS DE SHAKESPEARE

Maurício Mellone * (redacao@aplausobrasil.com)

MACBETH  © Joao Caldas Fº
MACBETH © Joao Caldas Fº

SÃO PAULO – Com direção de Ron Daniels, o projeto Repertório Shakespeare traz duas peças do bardo, a trágica Macbeth e a cômica Medida por Medida. Na abertura do programa do projeto uma frase de um personagem sintetiza a obra de William Shakespeare: “Vamos ver se o poder muda com os homens ou os homens com o poder”. Parece escrita hoje e sobre o Brasil! Esta é a grande razão das peças do dramaturgo britânico, criadas no século XVI, serem tão atuais e fazerem tanto sucesso. Shakespeare discute as questões essenciais e intrínsecas do ser humano, como amor, ódio, traição, ambição, fidelidade, luta pelo poder, verdade, mentira, vida e morte.

O projeto do diretor brasileiro Ron Daniels (nascido em Niterói/RJ e radicado em Nova York há décadas) justapõe duas peças de gêneros opostos que se complementam:

“São peças que refletem sobre como lidamos com o nosso amor, nossa vida e nosso medo da morte e também como exercemos o poder e governança. São duas peças sensacionais, com uma dramaturgia vigorosa e cheia de vitalidade, com narrativas que abrangem tanto a ação quanto a metafísica, e que são capazes de proporcionar um verdadeiro gozo de teatro”, explica Ron Daniels.

Apresentadas alternadamente e com o mesmo elenco de 14 atores, as duas peças contam também com o mesmo cenário, assinado por André Cortez, e com um grande painel no fundo do palco formado por rostos humanos, criado por Alexandre Orion.

 

Macbeth

Para contar a história do general que ao voltar triunfante de uma guerra encontra criaturas misteriosas que profetizam que em breve será coroado rei, o diretor optou por um tom mais austero, ao som de guerra. Macbeth é convencido pela mulher a matar o rei e como os herdeiros fogem por sentirem-se ameaçados, Macbeth é coroado e seu reinado é marcado por violência e derramamento de sangue. Por ter traído e matado o soberano, Macbeth vive atormentado por seus remorsos, estando sempre alerta  para ataques e traições.

 

Medida por Medida

MEDIDAA POR MEDIDA
MEDIDA POR MEDIDA

Já para narrar a trajetória de um vilarejo que na paz transformou-se num grande bordel, Daniels investiu em tons vivos e alegres (a peça começa com o elenco vestido com fantasias carnavalescas e balões de festa sendo soltos). Com o objetivo de conter a corrupção e a imoralidade, o Duque retoma uma lei que pune os abusos. Resolve se afastar do poder por um tempo, deixa que seu substituto, um homem puritano e rígido, assuma as rédeas do povoado, mas se disfarça de frei para fiscalizar tudo à distância.

Daniels procura sintetizar as duas obras e sua concepção cênica:

“Na tragédia Macbeth há uma velocidade vertiginosa na qual um herói se transforma em um monstro assassino. Já a comédia política Medida por Medida é mais solta, mais anárquica, um redemoinho urbano em que figuram personagens da rua, dos bordéis, da sarjeta”, esclarece o diretor.
O questionamento provocado pelas obras de Shakespeare é sempre enriquecedor e a tradução das duas peças, assinada em parceria entre o diretor e Marcos Daud, deixa as tramas ainda mais próximas do espectador de hoje. A concepção de unir o trágico e o cômico num mesmo projeto — até o final da temporada paulistana serão 44 apresentações, sendo 22 de cada peça — também é outro ponto a se ressaltar de Repertório Shakespeare, que fecha a temporada teatral 2015 com brilhantismo.
* Maurício Mellone publicou o texto no www.favodomellone.com.br – parceiro do Aplauso Brasil

 

Roteiro:
Repertório Shakespeare- Macbeth e Medida por Medida. Texto: William Shakespeare. Tradução: Marcos Daud e Ron Daniels. Concepção e direção: Ron Daniels. Curadoria artística: Ruy Cortez. Elenco: Thiago Lacerda, Giulia Gam, Marco Antônio Pâmio, Luisa Thiré, Sylvio Zilber, Marcos Suchara, Lourival Prudêncio, Felipe Martins, Ana Kutner, Rafael Losso, André Hendges, Fabio Takeo, Stella de Paula e Lui Vizotto. Instalação cênica- painéis: Alexandre Orion. Instalação cênica- cenografia: André Cortez. Figurinos: Bia Salgado. Desenho de luz: Fábio Retti. Composição e trilha original: Gregory Slivar. Visagismo: Westerley Dornellas. Preparação vocal: Lui Vizotto. Preparação de luta: Rafael Losso. Fotografia: João Caldas. Produção executiva: Luísa Barros.
Serviço:
Teatro SESC Vila Mariana (620 lugares), Rua Pelotas, 141, São Paulo – SP, tel. (11) 5080-3000. Horários: Macbeth – quintas e sábados, às 21h e Medida por Medida – sextas às 21h e domingo às 18h. Ingressos: R$ 60 (inteira), R$ 30 (aposentado, pessoa + de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor de escola pública) e R$18 (trabalhador do comércio, serviços matriculados no Sesc). Venda online e na bilheteria. Bilheteria: terça a sexta, das 7h às 21h30; sábado, das 9h às 21h; e domingo e feriado, das 9h às 18h30. Temporada: de 05/11 a 31/1/2016, com curto intervalo de fim de ano.