Maurício Mellone * (redacao@aplausobrasil.com)
SÃO PAULO – A atriz Eliete Cigaarini dirige a recém-criada Cia ShakeCena no clássico de William Shakespeare, 15 cenas de Romeu e Julieta, com as cenas principais do casal romântico. A montagem traz duas versões com o mesmo elenco.
No ano que marca os 400 anos de morte do dramaturgo britânico William Shakespeare, a atriz Eliete Cigaarini criou um workshop sobre uma de suas mais célebres peças, que resultou no espetáculo 15 cenas de Romeu e Julieta, encenado pela recém-criada Cia ShakeCena. Além de centrar o espetáculo nas principais cenas do casal mais romântico da história da dramaturgia mundial, a diretora (que também assina a tradução e concepção do espetáculo) optou por duas versões deste clássico.
Como a montagem é itinerante — o público acompanha os atores pelos diversos espaços do teatro —, a primeira apresentação é à tarde, aproveitando a luz solar e voltada aos jovens; a segunda, à noite, é dirigida ao público adulto e contém mais sensualidade nas cenas entre o jovem da família Montecchio e a romântica filha dos Capuleto.
Um dos diferenciais da montagem é justamente aproveitar a dimensão do Teatro Garagem: a famosa cena do balcão em que os jovens declaram estar apaixonados acontece na rua, com Romeu ao lado dos espectadores e Julieta na sacada do teatro. O público em seguida é convidado a entrar e as cenas em que o casal combina de se casar na sacristia da igreja de Frei Lourenço acontecem num belo jardim (as sessões noturnas têm iluminação de tochas, o que deixa tudo mais romântico e aconchegante). Já as cenas finais que culminam com a trágica morte do casal são apresentadas numa das salas do teatro.
“Romeu e Julieta é uma história universal inspirada em outra anterior, Tristão e Isolda, lenda celta do século IX. Acredito que a trama de Shakespeare mantenha esse frescor junto ao público por ser uma história muito bem contada de um amor romântico com final trágico e também por abordar a influência de duas famílias inimigas entre si sobre o amor de seus filhos. Quem hoje não conhece alguma história de um romance que foi interrompido por interferência das famílias?”, indaga Eliete Cigaarini.
A Cia de Pesquisa Teatral ShakeCena é constituída de 10 jovens atores, que desejam continuar este trabalho de pesquisa de novas linguagens de interpretação e investigar outros autores, tanto nacionais como estrangeiros. As duas versões de 15 cenas de Romeu e Julieta são encenadas pelo mesmo elenco e os personagens centrais são interpretados por dois atores, que se intercalam nas cenas.
Destaque para Vinícius Franzolini, que vive Mercúcio, Cristian Nicolas (Frei Lourenço), Gabriela Mendes (Ama), Tiago De La Rosa e Suelen Gonçalves, como um dos casais centrais.
* Maurício Mellone publicou o texto no www.favodomellone.com.br – parceiro do Aplauso Brasil
Roteiro:
15 cenas de Romeu e Julieta. Texto: livre adaptação da obra de William Shakespeare. Tradução, direção e concepção: Eliete Cigaarini. Elenco: Jullia Palmeira, Ruan Pereira, Suelen Gonçalves, Tiago De La Rosa, Cristian Nicolas, José Pina, Gabriela Mendes, Bruno Mikulskas, Lucas Saporetti e Vinicius Franzolini. Figurinos: Lia Balieiro e Rozi Augusto. Iluminação: Cia. ShakeCena. Fotografia: Tiago De la Rosa. Designer: Naya Nakamura e Ítalo Mendes. Direção de produção: Gabriela Mendes. Realização: Cia. de Pesquisa Teatral ShakeCena
Serviço:
Teatro Garagem (50 lugares), Rua Silveira Rodrigues, 331, Vila Romana, tel.: 11 – 98682-3333. Horários: sábado às 16h e 21h e domingo às 16h e 19h. Ingresso: R$ 40,00 e R$ 20,00. Duração: 75 min. Classificação: sessão vespertina livre, noturna 12 anos. Temporada: até 27 de março.