Resenha: Nathalia Timberg incorpora no palco a empresária americana Iris Apfel

São Paulo – Com o monólogo Através da Iris, do dramaturgo Cacau Hygino, Nathalia Timberg inicia as comemorações de seus 90 anos de idade. Com direção de Maria Maya, a atriz dá vida à nova-iorquina Iris Apfel, empresária e designer de interiores, que aos 97 anos é uma das referências mundiais no mundo pop e das artes. O cenário, assinado por Ronald Teixeira, é uma grande caixa com janelas por onde se vê o interior da casa da empresária; Nathalia na pele de Iris está na sala, entre duas poltronas e responde a perguntas de uma equipe de TV, que não aparece; desta forma, conta passagens de sua vida numa conversa informal com a plateia.

Ao toque do terceiro sinal, a atriz já está a postos dando alguns retoques nos objetos de cena e brinca dizendo para si mesma: ‘coragem Nathalia, vamos lá’.
As luzes se apagam e em seguida se acendem e a atriz está com o figurino todo vermelho e os inconfundíveis óculos gigantes, de aros pretos, da empresária norte-americana. De acordo com o autor e a diretora, o espetáculo não tem a intenção de ser biográfico, mas de retratar o universo libertário e descompromissado de Iris:

“Quando me deparei com essa figura excêntrica, icônica que é Iris Apfel, quis transpor para cena não aquela mulher com todos seus acessórios e marcas, mas sim me apropriar do ser humano que estava por trás disto, aproximando o espectador deste universo. Estabeleci minha encenação por vias do teatro documental, na tentativa de ultrapassar essa linha tênue entre realidade e ficção”, argumenta Maria Maya.

Em tom informal, a personagem vai falando como se respondesse a perguntas da equipe de reportagem e assim relata alguns momentos de sua vida, desde a infância ao lado da família de origem judia, da formação em belas artes e da influência das cores de Matisse para a sua vida, de seu estilo peculiar desde a juventude (conta que foi a primeira mulher a usar calça jeans), até seu trabalho como designer de interiores — ela e o marido, o decorador Carl Apfel, assinaram a decoração da Casa Branca por oito administrações —  e da famosa exposição no Metropolitan de Nova York, há 14 anos, com mais de 80 de seus looks. A conversa/entrevista é intercalada com projeções em todo o cenário de imagens a que ela se referiu e de vídeos em que ela enfatiza suas opiniões.
  
O texto, segundo o autor, foi criado com base na entrevista que realizou com Iris, de trechos de documentários e publicações sobre ela, além da biografia “Iris Apfel: Accidental Icon”. “Descobri uma mulher de vida colorida, com uma larga experiência, movida pela vivacidade, bom humor e coragem, que serve de exemplo para todos. Lembrem-se, ela tem 97 anos e uma imensa alegria de viver”, afirma Cacau Hygino.

Em apenas 50 minutos, Nathalia Timberg transpõe para o palco uma mulher de personalidade marcante, de um humor sarcástico e uma postura libertária diante da vida, cujas últimas falas fazem com que os espectadores associem à própria experiência de vida desta grande atriz brasileira, que aos 90 anos transborda talento e brilhantismo em cena. Imperdível!

Roteiro:
Através da Íris. Texto: Cacau Hygino. Direção: Maria Maya. Diretor assistente: Michel Blois. Elenco: Nathalia Timberg. Cenografia e direção de Arte: Ronald Teixeira e Guilherme Reis. Visagismo: Vavá Torres. Figurino: Tati Brescia. Iluminação: Adriana Ortiz. Trilha sonora: Marcello H. Fotografia: Rodrigo Lopes. Videomaker TV: Johnny Luz. Designer gráfico: Ellen Trevizan. Diretores de produção: Bruna Dornellas e Wesley Telles. Produtor Executivo EUA: Victor Barroco. Realização: WB Produções.
Serviço:

Teatro FAAP (476 lugares), Rua Alagoas, 903, tel. 11 3662-7233. Horários: sexta e sábado às 21h e domingos às 18h. Ingresso: R$ 80 e R$ 40. Vendas: bilheteria ou pelo site faap.br/teatro. Bilheteria: de quarta a sábado das 14h às 20h e domingo das 14h às 17h. Duração: 50 minutos. Classificação: 14 anos. Acessibilidade: aos domingos, intérprete de libras. Temporada: até 10 de março.

* Maurício Mellone publicou o texto no 
www.favodomellone.com.br – parceiro do Aplauso Brasil

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado