Resenha: O delicado corpo urbano

Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (michel@aplausobrasil.com)

CORPO PARTIDO
CORPO PARTIDO

SÃO PAULO – Só os poetas conseguem verter em imagens pensamentos, sensações, enfim, fragmentos da vida. Poucos conseguem entrelaçar delicadeza, paixão e imagens-ideias plenas de diálogos que abordam as relações entre o espaço urbano que ocupa como o faz Davi Kinski em Corpo Partido (São Paulo, 2014, Editora Patuá).

DAVI KINSKI
DAVI KINSKI

À começar pela capa com seu belíssimo projeto gráfico, assinado pelo artista plástico Leonardo Mathias, e o poema que ocupa a contracapa revela uma inteligente  e sutil relação entre o tema, “O que move dentro de ti é seco/ Áspero”, e a forma com que ele é desenhado: frases-imagens estanques, a cidade sentida pelo corpo   (“Sorrisos portáteis?…/ Nessa cidade sem horizonte), são índices a despertar nossa curiosidade e mergulhar na  leitura desses poemas-vida.

Nas 110 páginas repletas de sensações forjadas com visceral pungência – sim , é preciso respirar e reler para desvendar novas camadas pois elas  abalm nossos sentimentos – em que a cidade entra sorrateira – expressões como “beco”, “esquina”, “No meio da Paulista serei feliz…”, entre outras –  e  sempre partícipe da construções das imagens poéticas.

Por essas e outras, recomendo você a se entregar à Corpo Partido.

COMPRE O LIVRO

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado