RESENHA: PEÇA DE INGMAR BERGMAN TRAZ DUELO ENTRE DIRETOR E ATRIZ

Maurício Mellone * (redacao@aplausobrasil.com) 

DEPOIS DO  ENSAIO
DEPOIS DO ENSAIO

SÃO PAULO – Depois de uma temporada carioca e apresentações em algumas cidades do país, está em cartaz na cidade até o final de setembro a peça Depois do Ensaio, do cineasta e dramaturgo sueco Ingmar Bergman, que pela primeira vez é encenada no Brasil. Com tradução de Amir Labaki e Humberto Saccomandi e direção de Mônica Guimarães, o espetáculo revela a íntima relação entre o diretor de teatro Henrik Vogler, vivido por Leopoldo Pacheco, com duas atrizes: primeiramente, a novata Anna (Sophia Reis) que protagoniza a peça que estão ensaiando e no meio da discussão deles, reaparece Raquel (Malu Bierrenbach), mãe de Anna, já falecida. O sonho e a realidade se interpenetram e vem à tona uma infinidade de questões ligadas tanto ao fazer teatral como da ligação afetiva entre o diretor e a atriz.

Com forte viés autobiográfico e metalinguístico, a peça de Bergman (escrita em 1984) começa com Vogler no palco de um teatro vazio, em que procura descansar e repor as energias depois de ter ensaiado a peça O Sonho, de August Strindberg. Ele é surpreendido com a chegada da atriz Anna, que com uma desculpa de ter esquecido uma pulseira volta ao teatro porque sabia que o diretor ainda estava lá. Mais do que retomarem a discussão sobre a composição da personagem que Anna interpreta, diretor e atriz travam um duelo em que os sentimentos mais íntimos são aflorados — ela quer saber se ele teve um caso com sua mãe, demonstrando um misto de ciúme e indignação.

DEPOIS DO  ENSAIO
DEPOIS DO ENSAIO

No meio desta discussão é que surge, de forma onírica, Raquel e o embate amoroso com o diretor é intensificado. Novamente Vogler e Anna restabelecem um diálogo, mas o sonho e a magia permanecem, num jogo cênico que prende a atenção do espectador. Sonho, realidade, passado e presente se fundem.

“Bergman, com esta peça, escreveu um relato confessional sobre sua vida no teatro e deixou-se habitar por visitas dos que já se foram e por sonhos dos que virão. Depois do Ensaio é sobretudo uma celebração ao cinema e ao teatro”, explica a diretora Mônica Guimarães.

A iluminação de Wagner Freire e o cenário de Marco Lima enfatizam a proposta de fazer teatro dentro do teatro, uma “obra que trata da vida no teatro”, segundo o próprio Bergman. Ressalto ainda o eletrizante jogo cênico proposto pela direção (da realidade para o sonho e a volta para o real), que ganha maior dimensão graças ao carisma e à entrega em cena de Leopoldo Pacheco, um ator que se dedica integralmente ao fazer teatral (além de dirigir e atuar assina cenografia, visagismo e figurino de diversas montagens).

Um espetáculo para quem ama teatro e a magia que ele proporciona.

 

* Maurício Mellone publicou o texto no www.favodomellone.com.br – parceiro do Aplauso Brasil

 

Roteiro:
Depois do Ensaio. Texto: Ingmar Bergman. Tradução: Amir Labaki e Humberto Saccomandi. Direção: Mônica Guimarães. Elenco: Leopoldo Pacheco, Malu Bierrenbach e Sophia Reis. Trilha original: Marcelo Pelegrini. Cenário: Marco Lima. Iluminação: Wagner Freire. Figurinos: Carol Badra. Fotografia: Lenise Pinheiro. Assistente de Direção e Produção: Pitxo Falconi.
Serviço:
Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, Conj. Nacional, (168 lugares), Av. Paulista, 2073, tel. 3170-4059. Horários: sexta e sábado às 21h e domingo às 19h. Ingressos: R$ 60. Bilheteria: de terça a sábado, das 14h às 21h; domingos das 12h às 19h. Pagamento: Dinheiro e cartões, não aceita cheque. Vendas: www.ingresso.com, pelo tel. 4003-2330 e www.teatroevaherz.com.br . Duração: 70 min. Classificação: 14 anos. Temporada: até 27 de setembro.

 

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