“Roda Viva” de Chico Buarque volta a fazer temporada no Teat(r)o Oficina até junho

 

SÃO PAULO – Criado coletivamente há 6 décadas, por quase 2000 artistas, a companhia completou 60 anos em 2018. A travessia do Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona, aposta na paixão popular que sagrou a encenação de Roda Viva, de Chico Buarque em 1968, reconsagrada em temporada de sucesso em 2018 e 2019.

A peça, com 2 meses de ensaios patrocinados pelo Itaú Cultural, estreou no Teatro Sanduíche do Sesc Pompeia de Lina Bo Bardi, dm 4 sessões: 06, 07, 08 e 09 de dezembro de 2018.

E logo depois, no dia 23 de dezembro de 2018, às 14h30, nos 31 anos da Ethernidade de Luís Antônio Martinez Correa, Roda Viva estreou no Teat(r)o Oficina, em cartaz até 10 de fevereiro, de sexta a domingo. Todas as 28 sessões estiveram completamente lotadas. Agora, após pausa de carnaval, a companhia volta com a temporada até 2 de junho, com ingressos disponíveis.

Chico Buarque de Holanda escreveu Roda Viva depois de assistir O Rei da Vela. O espetáculo de 1967, que revolucionou a encenação teatral no país, é considerado pela crítica como a primeira encenação essencialmente brasileira pois acrescentou em sua montagem elementos anti literários da cultura nacional: circo, revista, literatura surreal, carnaval, a chanchada, a anarquia, o deboche.

E foi no final de 1967 e início de 1968 que o coro de Roda Viva transformou radicalmente o Teat(r)o Oficina. A multidão que tomou o espaço do protagonismo era uma geração que trazia em si todas as revoluções.

Inaugurou-se ali a linguagem coral no teatro brasileiro, um retorno aos ritos, aos dityrambos gregos, à pré-lógica indígena, a descolonizar e radicalizar o fazer teatral em plena ditadura militar no Brasil, em pleno nascimento da Tropicália, movimento cultural antropófago.

 

SERVIÇOS | RODA VIVA

DE CHICO BUARQUE

De 5/4 a 2/6/2019

Sexta a domingo

Horários: Sexta e sábado, 20h. Domingo, 19h

Ingressos:

R$ 60 inteira

R$ 30 meia (estudantes, aposentados, professores e artistas)

R$ 25 moradores do Bixiga (necessário comprovante de residência)

R$5 (estudantes secundaristas de escola pública, imigrantes, refugiados, moradores de movimentos sociais de luta por moradia) – limitados à 10% da lotação diária
https://www.compreingressos.com/rodaviva

 

Local: TEATRO OFICINA UZYNA UZONA- Rua Jaceguai, 520 – Bixiga, São Paulo, SP

Duração: 3H30 (com intervalo de 15 minutos)

Indicação etária: 14 anos

INGRESSOS ANTECIPADOS: bit.ly/rodavivanoOficina

RODA VIVA 2018 | FICHA TÉCNICA

Texto: Chico Buarque

Versão 2018: Zé Celso

e Coro Teatro Oficina 2018

Diretor: Zé Celso

Conselheira Poeta: Catherine Hirsch

 

Benedito Silva: Roderick Himeros

Juliana: Camila Mota

Anjo: Guilherme Calzavara

Capeta: Joana Medeiros

Mané: Marcelo Drummond

 

O Coro:   Cafira Zoé

Carol Castanho

Clarisse Johansson

Cyro Morais

Danielle Rosa

Fernanda Taddei

Isabela Mariotto

Kael Studart

Kelly Campello

Lucas Andrade

Marcella Maia

Marcelo Dalourzi

Mayara Baptista

Nash Laila

Nolram Rocha

                Sylvia Prado

Tony Reis

Tulio Starling

Viviane Clara

Walie Ruy

Zé Ed

Participação Especial: Vera Barreto Leite como Miss Veneno

 

Diretor Musical: Felipe Botelho

              Violoncelo: Amanda Ferraresi

Bateria: André Santana

Percussão: Carina Iglecias

Baixo: Felipe Botelho

Piano: Giuliano Ferrari

Percussão: Ito Alves

Guitarra: Moita Mattos

Preparação vocal: Beth Amin
Preparação rítmica: Ito Alves

Sonoplasta: Gustavo Lemos

Coreógrafo:  Ibrahima Sarr

Preparação dos corpos Seneafrica e Höröyá:

Ibrahima Sarr, André Ricardo, Birima Mbaye, Moustapha Dieng e Aziz Mbaye

Tradutor: Mamadou Sarr

Desenho de Luz: Guilherme Bonfanti

Diretor de Cena: Otto Barros

Assistente da Direção de Cena: Felipe Wircker

Arquitetura Cênica e Direção de Arte: Carila Matzenbacher e Marília Gallmeister

Assistente: Marcelo X

Coordenador de Cenotecnia: Alício Silva

Equipe De Cenotecnia: Cleiton Willy, Reginaldo Nascimento, Francolino Gomes,

Renato Silva, Igor Gomes, Leandro Bruno, Claudemi Bruno, Gilberto Feli, Sabino Orosco

e Cássio Omae

Pirâmide: Fina Serralheria

Objetos Cênicos TVs, Nets, Mulher Veneno,

Boneco Ben Silver: Ricardo Costa.

Assistentes: Abmael Henrique e Rafael Lopes

Cata-Vento Fachada: Fernando Brettas – Ono-Zone Estúdio

Pintura Artística: Vincent Guilnoto

Maquiagem e Figurino: Sonia Ushiyama

Assistente de Figurino: Selma Paiva e Marcio Tassinari

Camareira: Cida Melo

Assistentes de Iluminação: Luana Della Crist, Pedro Felizes e Padu Palmério

Operadora da Luz: Cyntia Monteiro

Operadores de Canhão Seguidor: Pedro Felizes, Ana Gabriela Rossetto e Filipe Sampaio

Estagiários da Luz:  Ananda Giuliani e Guilherme Soares

Movings Lights: Camilo Bonfanti

Criação em 3D: Daniele Meirelles

Conselheiro Poeta da Luz: Chico Turbiani

Montadores de luz: Gabriele Souza, Diego F F Soares, Alexandre Souza e Vinícius Hideki Ramos

Agradecimento a Grissel Piguillem

Operadora de Som: Camila Fonseca

Assistente de Som e Microfonista: Clevinho Ferreira

Cinema ao vivo: Cecília Lucchesi e Igor Marotti

Direção de Produção e Estratégia:

Camila Mota, Marcelo Drummond e Zé Celso

Produtor Executivo e Administrador:

Anderson Puchetti

Produtores: Ana Sette e Ederson Barroso

Comunicação, Editoração

do Programa e Textos: Brenda Amaral,

Cafira Zoé e Camila Mota

Design Gráfico e Publicidade: Igor Marotti

Projeto Gráfico do Programa:

Igor Marotti, Cecília Lucchesi e Marcelo X

Transcrição da entrevista com Zezé Motta: Danielle Rosa

Pesquisa de Imagiário

e Makumbas Gráphicas:

Cafira Zoé e Camila Mota

Assessoria de Imprensa: Brenda Amaral

Fotografias: Jennifer Glass

Tradução para inglês e revisões de texto: Maria Bitarello

Tradução para francês: Mamadou Sarr

 

Kyra Piscitelli

Kyra Piscitelli é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e fez pós-graduação em Globalização e Cultura pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Escreve sobre teatro e arte desde de 2009. Integra os Juris da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e do Prêmio Aplauso Brasil. Ávida por conhecimento, se não está em viagem ou estudo, só há um lugar para achá-la: o teatro!

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