Maria Lúcia Candeias, especial para o Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

Édipo é uma tragédia especial, à medida em que é a primeira obra de arte de suspense, escrita por um dos maiores gênios da antiguidade grega, Sófocles, baseada em mitos de sua época. Édipo Rei é o único caso bem sucedido, que se conhece, em que o investigador e o criminoso são a mesma pessoa.
Já houve autores que tentaram a mesma façanha, como é o caso de A Criança Enterrada, de Sam Shepard, que recebeu o Prêmio Pulitzer. Pois Elias Andreatto ousou fazer uma adaptação do texto grego, reduzindo-o a setenta minutos nos quais consegue envolver o público nos conflitos do personagem original. Transformou a história num texto de cunho realista, onde o coro grego é substituído por sanfonas, com resultado ótimo. Só vendo pra crer.Quem dirige a montagem é o próprio Elias que também atua ao lado de Tânia Bondezan, Clovys Torres, Nilton Bicudo, Daniel Maia, Romis Ferreira e Eucir de Souza (que interpreta com brilho o protagonista, auxiliado pelo elenco competente e mais experiente do que ele).

A meu ver é uma encenação imperdível por seus acertos fantásticos inclusive em termos de cenário (também de Elias), figurinos (Laura Uzak Andreato) e ilumicação impecável de Wagner Freire. Somados à adaptação e elenco já mencionados. Só está em cartaz terças, às 21h, no Teatro Eva Herz (Dentro da Livraria Cultura do Conjunto Nacional).
O teatro não é grande de modo que é mais garantido comprar pela internet.
Roteiro:
Édipo, de Sófocles. Adaptação, direção e cenário: Elias Andreato. Elenco: Eucir de Souza, Tânia Bondensan, Romis Ferreira, Nilton Bicudo, Daniel Maia, Clóvys Tôrres e Elias Andreato. Música composta: Daniel Maia. Desenho de luz: Wagner Freire. Figurino: Laura Huzak Andreato e Marc Lab. Programação visual: Elifas Andreato. Fotos: Águeda Amaral. Direção de produção: Marlene Salgado. Assistente de direção: André Acioli
Serviço:
Teatro Eva Herz (166 lugares), Av. Paulista, 2073- Livraria Cultura/Conjunto Nacional; Informações: (11)3170-4059 www.teatroevaherz.com.br . Terças às 21h. Ingresso: R$ 40. Duração: 70 min. Classificação etária: 14 anos. Bilheteria: terça a sábado, das 14 às 21h; domingo das 12 às 19h. Aceita todos os cartões e não se aceita cheques. Vendas pela interneta- WWW.ingresso.com Vendas por telefone: 4003-2330. Temporada até 21 de junho.