Saem os indicados ao VIII Prêmio Aplauso Brasil de Teatro

SÃO PAULO – Na noite da última terça-feira (11), o Júri Técnico – formado por Bernadeth Alves, Fernando Pivotto, Hélio Souto, Júlio César Dória e Kyra Piscitelli, além de Michel Fernandes (coordenador de votação) – escolheu, entre outros, os finalistas pelo segundo semestre de 2019. Assim sendo, está formada a lista dos seis finalistas da oitava edição do Prêmio Aplauso Brasil de Teatro.

Também, ficou decidido que a partir dessa oitava edição apenas as categorias Destaque, Melhor Espetáculo de Grupo, Melhor Espetáculo Infanto-Juvenil, Melhor Espetáculo Musical e Melhor Espetáculo de Produção Independente terão votação popular, sendo que as demais categorias terão escolha apenas do Júri Técnico e do Coordenador de Votação. Essa decisão partiu do ocorrido na votação do segundo semestre: notamos que ao cancelarmos os votos populares para salvaguardar a idoneidade do Prêmio, já que foi constatado por nossa equipe técnica que era possível votar mais de uma vez em quaisquer candidatos, recebemos reclamações e avaliações caluniosas nas nossas redes sociais, Não apoiamos a cultura do ódio e nem o critério estritamente pessoal para a decisão dos votos. Seguimos em busca de uma premiação mais justa o possível e em prol do teatro, nossa razão de realizar o prêmio por quase uma década.

Agora vamos aos finalistas:

Segundo Semestre

Melhor iluminação:

Aline Santini por “Balada Dos Enclausurados” e “A VALSA DE LILI”

Guilherme Bonfanti por “Cais Oeste”

Maneco Quinderé por “OS SETE AFLUENTES DO RIO OTA”

Primeiro Semestre 

Cesar Pivetti e Vania Jaconis por “DOLORES”

Tomás Ribas por “Tom na Fazenda”

Wagner Pinto por “CONDOMÍNIO VISNIEC”

 

Melhor figurino:

Gabriel Villela por “Auto da Compadecida”

Kleber Montanheiro (baseado em esboços de José de Anchieta) por “Frida Kahlo – Viva La Vida”

Ligia Rocha por “ESCOLA DO ROCK”

Primeiro Semestre

Fause Haten por “Sunset Boulevard”

Fernando Vilela e Thais Sakuma por “DISTOPIA BRASIL”

Marichilene Artisevskis por “CONDOMÍNIO VISNIEC” 

Melhor arquitetura cênica:

André Garolli por “Inferno – Um Interlúdio Expressionista”

Carlos Calvo por “Cais Oeste”

Erica Montanheiro, Kleber Montanheiro e Eric Lenate por “BALADA DOS ENCLAUSURADOS”

Primeiro Semestre

Daniela Thomas e Felipe Tassara por “FIM”

Matt Kinley por “Sunset Boulevard, o musical”

Michael Carnahan por “BILLY ELLIOT, O MUSICAL”

Melhor dramaturgia sonora:

Dani Nega, Eugênio Lima e Roberta Estrela D’Alva por “Terror e Miséria no Terceiro Milênio – Improvisando Utopias”

Gregory Slivar por “Insônia – Titus Macbeth”

Marcio Aurélio por “HEATHER”

Primeiro Semestre

Fernanda Maia e Newton Moreno por “As Cangaceiras, Guerreiras do Sertão”

Juh Vieira por “Transamazônica”

Marcelo Pellegrini por “A Desumanização”

Melhor dramaturgia:

Aimar Labaki por “A VALSA DE LILI”

Kiko Marques por “Casa Submersa”

Renata Carvalho por “MANIFESTO TRANSPOFÁGICO”

Primeiro Semestre

Anderson Moreira Sales por “57 minutos – o tempo que dura esta peça”

Luciano Mallmann por “ÍCARO”

Pedro Kosovski  por “Kintsugi, 100 Memórias”

Melhor direção:

André Guerreiro Lopes por “Insônia – Titus Macbeth”

Bruno Perillo por “Chernobyl”

Rodrigo Portella por “As crianças”

Primeiro Semestre

Cácia Goulart por “De Volta a Reims”

Clara Carvalho por “CONDOMÍNIO VISNIEC”

José Roberto Jardim por “A Desumanização”

Melhor elenco:

Analu Prestes, Mario Borges e Andrea Dantas por “As crianças”

Carolina Haddad, Joana Dória, Manuela Afonso e Nicole Cordery por “Chernobyl”

Renato Borghi, Elcio Nogueira Seixas e Georgette Fadel por “O que Mantém um Homem vivo?”

Primeiro Semestre

Ana Clara Fischer, Felipe Souza, Mônica Rosseto, Rafael Levecki, Rogério Percore, Suzana Muniz por “CONDOMÍNIO VISNIEC”

Eduardo Semerjian, João Bourbonnais, Louise Helène e Luciana Ramanzini por “A VIDA ÚTIL DE TODAS AS COISAS”

Luciano Andrey  e Tania Bondezan por “A GOLONDRINA”

Melhor ator:

Arthur Berges por “ESCOLA DO ROCK”

Jiddu Pinheiro por “OS SETE AFLUENTES DO RIO OTA”

Mateus Ribeiro por “Chaves – Um Tributo Musical”

Primeiro Semestre

Armando Babaioff por “Tom na Fazenda”

Ivam Cabral por “Mississipi”

Luciano Mallmann por “ÍCARO”

Melhor atriz:

Débora Duboc por “A VALSA DE LILI”

Erica Montanheiro por “INVENTÁRIO”

Marjorie Estiano por “OS SETE AFLUENTES DO RIO OTA”

Primeiro Semestre

Debora Lamm por “A PONTE”

Lara Córdulla por “DOLORES”

Marisa Orth por “Sunset Boulevard, o musical”

Melhor ator coadjuvante:

Diego Velloso por “Chaves – Um Tributo Musical”

Iuri Saraiva por “Jardim de Inverno”

Roberto Audio por “O BEIJO NO ASFALTO”

Primeiro Semestre

Beto Sargentelli por “BILLY ELLIOT, O MUSICAL”

Fabio Penna por “Mississipi”

Gustavo Vaz por “Tom na Fazenda”

 Melhor atriz coadjuvante:

Angela Ribeiro por “O BEIJO NO ASFALTO”

Carol Costa por “Chaves – Um Tributo Musical”

Monalisa Vasconcelos por “Push up”

Primeiro Semestre

Kelzy Ecard por “Tom na Fazenda”

Luiza Curvo por “MÃE CORAGEM”

Nicole Cordery por “Nunca Fomos tão Felizes”

Melhor musical:

Chaves – Um Tributo Musical (Adriana Del Claro E Move Concerts)

Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro (Fato Produções e Correia Cultural)

ESCOLA DO ROCK (Atelier de Cultura)

Primeiro Semestre

As Cangaceiras, Guerreiras do Sertão (Velloni Produções Artísticas e Sesi-SP)

GOTA D’ÁGUA {PRETA} (Gira pro Sol Produções)

Sunset Boulevard, o musical (IMM Esporte e Entretenimento e Stephanie Mayorkis)

Melhor espetáculo independente:

As crianças (Celso Lemos)

Chernobyl (Anayan Moretto)

OS SETE AFLUENTES DO RIO OTA (Dueto Produções)

Primeiro Semestre

CONDOMÍNIO VISNIEC (SM Arte e Cultura)

ÍCARO (Luciano Mallmann)

TOM NA FAZENDA (ABGV produções Artísticas)

Melhor espetáculo de grupo:

Inferno – Um Interlúdio Expressionista – Cia. Triptal

O QUE MANTÉM UM HOMEM VIVO?  – Teatro Promíscuo

Terror e Miséria no Terceiro Milênio – Improvisando Utopias – Núcleo Bartolomeu de Depoimentos

Primeiro Semestre

(IN)JUSTIÇA – Cia. de Teatro Heliópolis

Kintsugi, 100 Memórias – Lume Teatro

MISSISSIPI – Os Satyros

Destaque:

Dispositivo movimentosptsesc – instalação que ocupa vários espaços do Centro de Pesquisa Teatral – CPT/SESC com objetos, imagens, figurinos, vídeos e textos tornando viva a memória do encenador Antunes Filho

Primavera da Infância e Juventude – pela união de esforços dos agentes Academia de Arte e Cultura, Paideia Associação Cultural, SESC e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em desenvolver um festival dedicado ao público infantil e jovem

Terça Crespa – pelo encontro, realizado no Centro Cultural São Paulo, de artistas negros do teatro, da dança e da performance para intercâmbio e discussão de cenas, apresentadas em pequenos formatos

Primeiro Semestre

André Grynwask e Pri Argoud – Pelo trabalho de videografismo e videomapping que potencializou a estética do espetáculo A Desumanização

Associação dos amigos da praça – pelo modelo inovador de gestão cultural praticando a inclusão, democracia e união no fazer artístico

Oficina Cultural Oswald de Andrade – pelo fomento da arte em São Paulo reconhecido pela classe artística e público como um equipamento acessível a todos

Melhor espetáculo infanto-juvenil:

DESBOTOU – Direção: Adriano Merlini e Luiza Torres

Miranda – Direção: Rafael de Castro

O Mágico di Ó – Direção: Ivan Parente e Daniela Stirbulov

Primeiro Semestre

ESCONDIDA – Direção: Cristiana Ceschi

HISTÓRIA DO BRASIL – Direção: Alexandra Golik

VAMOS COMPRAR UM POETA – Direção: Duda Maia

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

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