Redação do Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

SÃO PAULO – A Shell anunciou hoje a lista de indicados ao 24O Prêmio Shell de Teatro de São Paulo, referente às peças que estrearam entre julho e dezembro do ano passado. Os indicados nesta segunda etapa concorrem com os escolhidos no primeiro semestre, compondo a lista de finalistas da edição.
A homenagem desta edição do Prêmio Shell de Teatro será prestada à Mariangela Alves de Lima pelos seus 40 anos dedicados à crítica e à pesquisa do teatro brasileiro. Em 1978, Mariangela escreveu História das Ideias, uma documentação sobre a companhia Teatro de Arena de São Paulo. O Nacional e o Popular na Cultura Brasileira, escrito em 1983, faz uma reflexão sobre o cenário cênico nacional.
Nesta edição, fizeram parte do júri de São Paulo: Alexandre Mate (professor e pesquisador teatral), Marici Salomão (autora teatral e jornalista), Mario Bolognesi (professor e pesquisador de teatro), Noemi Marinho (atriz, dramaturga e diretora) e Valmir Santos (jornalista).
Premiação
Os vencedores de cada categoria recebem uma escultura em metal do artista plástico Domenico Calabroni, com a forma de uma concha dourada, inspirada na logomarca da Shell, e uma premiação individual de R$ 8 mil (oito mil reais). A premiação é oferecida aos maiores destaques da temporada teatral, no Rio de Janeiro e em São Paulo, separadamente, em nove categorias: Autor, Diretor, Ator, Atriz, Cenário, Iluminação, Música, Figurino e Especial.
Confira a lista completa de indicados ao 24º Prêmio Shell de Teatro de São Paulo:
Autor:
(2º semestre)
· Gustavo Colombini por “O silêncio depois da chuva”
· Paulo Faria por “Cine camaleão – A boca do lixo”
(1º semestre)
· Leonardo Moreira por “O jardim”
· Nelson Baskerville e Verônica Gentilin por “Luis Antonio – Gabriela”
Direção:
(2º semestre)
· José Fernando de Azevedo e Lucienne Guedes por “Cidade fim/ Cidade coro/ Cidade reverso”
· Marcio Aurélio por “A ilusão cômica”
(1º semestre)
· Cibele Forjaz por “O idiota – uma novela teatral”
· Leonardo Moreira por “O jardim”
· Nelson Baskerville por “Luis Antonio – Gabriela”
(2º semestre)
· Jarbas Homem de Mello por “ Cabaret”
· Rodrigo Bolzan por “Oxigênio”
· Vinícius Meloni por “Cidade fim/ Cidade coro/ Cidade reverso”
(1º semestre)
· Marcos Felipe por “Luis Antonio – Gabriela”
· Roney Facchini por “Menecma”
Atriz:
(2º semestre)
· Lavínia Pannuzio por “A ilusão cômica”
· Roberta Estrela D’Alva por “Orfeu mestiço – Uma hip-hópera brasileira”
(1º semestre)
· Ester Laccava por “A árvore seca”
· Lavínia Pannuzio por “A serpente no jardim”
Cenário:
(2º semestre)
· F. E. Kokocht e Paulo Faria por “ Cine camaleão – A boca do lixo”
· Marisa Bentivegna por “O silêncio depois da chuva”
(1º semestre)
· Laura Vinci por “O idiota – uma novela teatral”
· Marisa Bentivegna por “O jardim”
Figurino:
(2º semestre)
· F. E. Kokocht e Paulo Faria por “ Cine camaleão – A boca do lixo”
· Márcio Medina e Carol Bedra por “ Prometheus – A tragédia do fogo”
(1º semestre)
· Camila Murano por “Luis Antonio – Gabriela”
· Joana Porto por “O idiota – uma novela teatral”
Iluminação:
(2º semestre)
· Paulo Cesar Medeiros por “Cabaret”
· Rodolfo García Vázquez e Leonardo Moreira Sá por “ Cabaret Stravaganza”
(1º semestre)
· Alessandra Domingues por “O idiota – uma novela teatral”
Marcos Felipe e Nelson Baskerville por “Luis Antonio – Gabriela”
Música:
(2º semestre)
· Eugênio Lima e Roberta Estrela D’Alva por “Orfeu mestiço – Uma hip-hópera brasileira”
· Gregory Slivar por “Prometheus – A tragédia do fogo”
(1º semestre)
· Beto Quadros por “Um dia ouvi a lua”
Luis Aranha por “Marulho: o caminho do rio…”
Categoria especial:
(2º semestre)
· Grupo Barracão Teatro pela pesquisa e criação de “Diário baldio – Um espetáculo de máscaras”
· Grupo Teatro Popular de Ilhéus pela sátira em cordel em “O inspetor geral”
· Jean Pierre Kaletrianos pela preparação vocal de “Prometheus – A tragédia do fogo”
(1º semestre)
· Grupo Tapa pela defesa da política de repertório no projeto “O repertório de verão, Grupo Tapa e Cia”
Homenagem:
Mariangela Alves de Lima pelos 40 anos de trabalho ininterrupto e inestimável, dedicado à crítica e à pesquisa do teatro brasileiro.