Saiba quem ganhou o Prêmio Shell de Teatro RJ por 2010

Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (michel@aplausobrasil.com)

Premio Shell de Teatro elege os melhores do Rio na temporada 2010. Os premiados, melhor ator e atriz, Marco Nanini e Mariana Lima. Foto Marcos Issa/Argosfoto Foto Marcos Issa/Argosfoto

Uma semana depois da premiação paulistana dos espetáculos teatrais que se destacaram durante a temporada de 2010, segundo o Prêmio Shell de Teatro, a edição carioca do prêmio revelou os escolhidos na noite de ontem. O destaque desta 23ª edição ficou para o espetáculo Pterodátilos, de Nick Silver, dirigido por Felipe Hirsch, vencedor em 3 categorias: Melhor Ator (Marco Nanini), Melhor Atriz (Mariana Lima) e Cenografia (Daniela Thomas).

A cerimônia realizada no Jockey Club da Gávea, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (22), teve como corpo de jurados formado Fabiana Valor (atriz e bailarina), João Madeira (diretor do grupo AfroReggae), Jorginho de Carvalho (iluminador), Sergio Fonta (dramaturgo, diretor e ator) e Tania Brandão (pesquisadora e professora de História do Teatro Brasileiro).

Segundo o release, a atriz Nathalia Timberg, homenageada especial da noite, reforçou a importância do teatro e da premiação para sua carreira. “Vida no teatro é um sonho vivido em estado de vigília. Hoje estou vivendo o sonho do reconhecimento pelos meus pares”, ressaltou. Aplaudida de pé por todos os convidados, a atriz dedicou o prêmio, emocionada, ao amigo e produtor Marcos Montenegro.

Confira a lista completa dos vencedores do 23º Prêmio Shell de Teatro do Rio de Janeiro:

Música:

  • Marcelo Alonso Neves por “As conchambranças de quaderna”

Iluminação:

  • Tomás Ribas por “Rock Antygona”

Figurino:

  • Marcelo Pies por “Hair”

Cenário:

  • Daniela Thomas por “Pterodátilos”

Categoria especial:

  • André Curti e Artur Ribeiro pela singular linguagem corporal aplicada no espetáculo “Fragmentos do Desejo”

Direção:

  • João Fonseca por “Maria do Caritó”

Autor:

  • Jô Bilac por “Savana glacial”

Ator:

Premio Shell de Teatro elege os melhores do Rio na temporada 2010. Os premiados, melhor ator e atriz, Marco Nanini e Mariana Lima. Foto Marcos Issa/Argosfoto Foto Marcos Issa/Argosfoto
  • Marco Nanini por “Pterodátilos”

Atriz:

Premio Shell de Teatro elege os melhores do Rio na temporada 2010. Mariana Lima, contemplada como melhor atriz pela participacao em " Pterodatilos". Foto Marcos Issa/Argosfoto
  • Mariana Lima por “Pterodátilos”

Homenagem:

Nathalia Timberg pela magnitude de sua carreira teatral, pródiga em desempenhos construídos com densidade, elegância e competência.

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.