SAIBA QUEM LEVOU O APCA NA CATEGORIA DE TEATRO ADULTO 2015

Kyra Piscitelli, do Aplauso Brasil (kyra@aplausobrasil.com)

"Aqui Estamos Com Milhares de Cães Vindos do Mar" venceu como melhor espetáculo. Foto: Valérie Mesquita
“Aqui Estamos Com Milhares de Cães Vindos do Mar” venceu como melhor espetáculo. Foto: Valérie Mesquita

SÃO PAULO – Na noite dessa segunda-feira (2), os membros da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) se reuniram para a votação dos melhores do ano. O encontro aconteceu no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo. Para o teatro foram escolhidos nomes e peças para sete categorias: ator, atriz, autor/dramaturgia, diretor, espetáculo, Prêmio Especial da Crítica e o Grande Prêmio da Crítica. A cerimônia de entrega para os vencedores deve ocorrer entre março e abril de 2016, mas ainda não há data definida.

Urinal levou o prêmio de melhor direção para Zé Henrique de Paula.
“Urinal” levou o prêmio de melhor direção para Zé Henrique de Paula.

A comissão de teatro de críticos da APCA realiza três reuniões ao ano, como o Aplauso Brasil sempre publica, com exceção do Grande Prêmio da Crítica e Prêmio Especial, só divulgado após a votação final. A intenção é contemplar ao máximo a cena paulistana e a diversidade que oferece.

A diversidade, aliás, define bem a premiação de 2015. Na lista dos ganhadores há musical, grande produção e produção independente. Nenhum espetáculo levou dois prêmios, por exemplo.

Confira os vencedores:

ATOR
Gustavo Gasparani (Ricardo III)

ATRIZ 
Maria Luísa Mendonça (Um Bonde Chamado Desejo)

AUTOR / DRAMATURGIA
Silvia Gomez (Mantenha Fora do Alcance do Bebê)

DIRETOR
. Zé Henrique de Paula (Urinal, o Musical)

ESPETÁCULO 
Aqui Estamos com Milhares de Cães Vindos do Mar

GRANDE PRÊMIO DA CRÍTICA

Mariangela Alves de Lima (Trajetória na Crítica Teatral)

PRÊMIO ESPECIAL 
Máquina Tadeusz Kantor – Exposição do multi-artista polonês Tadeusz Kantor (Sesc)

Críticos votantes: Aguinaldo Cunha (*), Carmelinda Guimarães, Edgar Olimpio de Souza, Evaristo Martins de Azevedo (*), Gabriela Mellão, José Cetra, Kyra Piscitelli, Márcio Aquiles, Maria Eugênia de Menezes, Michel Fernandes, Miguel Arcanjo Prado e Vinicio Angelici.

(*) Só votaram nas categorias Prêmio Especial e Grande Prêmio da Crítica.

 

Kyra Piscitelli

Kyra Piscitelli é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e fez pós-graduação em Globalização e Cultura pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Escreve sobre teatro e arte desde de 2009. Integra os Juris da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e do Prêmio Aplauso Brasil. Ávida por conhecimento, se não está em viagem ou estudo, só há um lugar para achá-la: o teatro!

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*