Kyra Piscitelli, do Aplauso Brasil (kyra@aplausobrasil.com)

SÃO PAULO – Na noite dessa segunda-feira (2), os membros da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) se reuniram para a votação dos melhores do ano. O encontro aconteceu no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo. Para o teatro foram escolhidos nomes e peças para sete categorias: ator, atriz, autor/dramaturgia, diretor, espetáculo, Prêmio Especial da Crítica e o Grande Prêmio da Crítica. A cerimônia de entrega para os vencedores deve ocorrer entre março e abril de 2016, mas ainda não há data definida.

A comissão de teatro de críticos da APCA realiza três reuniões ao ano, como o Aplauso Brasil sempre publica, com exceção do Grande Prêmio da Crítica e Prêmio Especial, só divulgado após a votação final. A intenção é contemplar ao máximo a cena paulistana e a diversidade que oferece.
A diversidade, aliás, define bem a premiação de 2015. Na lista dos ganhadores há musical, grande produção e produção independente. Nenhum espetáculo levou dois prêmios, por exemplo.
Confira os vencedores:
ATOR
Gustavo Gasparani (Ricardo III)
ATRIZ
Maria Luísa Mendonça (Um Bonde Chamado Desejo)
AUTOR / DRAMATURGIA
Silvia Gomez (Mantenha Fora do Alcance do Bebê)
DIRETOR
. Zé Henrique de Paula (Urinal, o Musical)
ESPETÁCULO
Aqui Estamos com Milhares de Cães Vindos do Mar
GRANDE PRÊMIO DA CRÍTICA
Mariangela Alves de Lima (Trajetória na Crítica Teatral)
PRÊMIO ESPECIAL
Máquina Tadeusz Kantor – Exposição do multi-artista polonês Tadeusz Kantor (Sesc)
Críticos votantes: Aguinaldo Cunha (*), Carmelinda Guimarães, Edgar Olimpio de Souza, Evaristo Martins de Azevedo (*), Gabriela Mellão, José Cetra, Kyra Piscitelli, Márcio Aquiles, Maria Eugênia de Menezes, Michel Fernandes, Miguel Arcanjo Prado e Vinicio Angelici.
(*) Só votaram nas categorias Prêmio Especial e Grande Prêmio da Crítica.