Redação do Aplauso Brasil (redação@aplausobrasil.com.br)

SÃO PAULO- As apresentações, a preços populres, serão no Teatro GEO, com sessões quarta e quinta ( 12 e 13 de dezembro), às 21h. O espetáculo traz quatro coreografias: Pormenores, de Alex Neoral; Azougue, de Rui Moreira; Mamihlapinatapai, de Jomar Mesquita e Bachiana nº 1, de Rodrigo Pederneiras.
O projeto, que tem como objetivo fomentar a criação, promove o intercâmbio entre a Companhia e profissionais que estão em evidência na área da dança.
Segundo a diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, Inês Bogéa, O Ateliê de Coreógrafos Brasileiros reafirma a proposta da SPCD em trabalhar com coreógrafos brasileiros com propostas diferenciadas de criação:
¨ Propõe experimentações de novos olhares e gestos, para que a Companhia seja ainda mais plural”, fala a diretora.
Pormenores, de Alex Neoral, tem movimentos baseados no Andante da Sonata nº2 para violino solo e Sarabande da Partita nº1 para violino solo, de Johan Sebastian Bach
Rui Moreira, responsável pela coreografia de Azougue, coloca em cena a cultura afro-brasileira e o som dos tambores.
Em Mamihlapinatapai (palavra da língua indígena yaghan, de uma tribo da Terra do Fogo), Jomar Mesquita criou o encontro de um homem e de uma mulher que esperam mudanças em suas vidas. Para isso, no entanto, eles precisam agir, mas ficam paralisados e nada acontece.

Bachiana nº1, de Rodrigo Pederneiras, é o único trabalho que já faz parte do repertório da São Paulo Companhia de Dança. A coreografia é apresentada ao som das Bachianas Brasileiras nº 1, de Heitor Villa-Lobos. Dividida em três movimentos, mostra a brasilidade, o romantismo e a paixão do nosso povo.
FICHAS TÉCNICAS
1º Ateliê de Coreógrafos Brasileiros
PORMENORES (2012)
Coreografia: Alex Neoral
Música: Johan Sebastian Bach (1887-1959) (Andante da Sonata nº2 para violino solo e Sarabande da Partita nº1 para violino solo)
Figurino: André Vital
Iluminação: Binho Schaffer
Assistente de coreografia: Clarissa Rêgo
AZOUGUE (2012)
Coreografia: Rui Moreira
Músicas: Rui Moreira e Lobi Traoré
Assistente de coreografia: Bete Arenque
MAMIHLAPINATAPAI (2012)
Coreografia: Jomar Mesquita
Música: Marina de La Riva, composição de Silvio Rodrígues (Te Amaré Y Después); Rodrigo Leão (No Se Nada); e Cris Scabello (Tema final)
BACHIANA Nº1 (2012)
Coreografia: Rodrigo Pederneiras
Música: Bachianas Brasilerias nº1, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Execução: Violoncelistas da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) com participação especial de Antonio Meneses e regência de Roberto Minczuk (gravação selo BIS, 2003)
Iluminação: Gabriel Pederneiras
SOBRE A SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA
A São Paulo Companhia de Dança foi criada em janeiro de 2008 pelo Governo do Estado de São Paulo e é dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, documentarista e escritora.
Entre as realizações da SPCD estão: asobras clássicas Theme and Variations, de George Balanchine e Dois a Dois (Grand Pas de Deux de Dom Quixote e de O Quebra-Nozes, de Marius Petipa e Lev Ivanov); também encena obras modernas como Gnawa, de Nacho Duato; Sechs Tanze, de Jirí Kylián; Bachiana nº1, de Rodrigo Pederneiras e In the Middle, Somewhat Elevated, de Willian Forsythe.
A SPCD, além de produzir espetáculos, realiza o: Registro e Memória da Dança, com a criação de documentários, livros, agendamentos de palestras e oficinas.
Serviço:
São Paulo Companhia de Dança | Teatro Geo (SP)
1º Ateliê de Coreógrafos Brasileiros
Pormenores, de Alex Neoral; Azougue, de Rui Moreira; Mamihlapinatapai, de Jomar Mesquita
Além de: Bachiana nº 1, de Rodrigo Pederneiras
Dias 12 e 13 de dezembro| quarta e quinta-feira, às 21h
Valor do ingresso: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada)
Ingressos à venda pelo site www.showcard.com.br
Teatro GEO
Lugares: 627
Duração: 80 minutos (com intervalo)
Censura: Livre
Rua Coropés, 88, Pinheiros (próximo ao metrô Faria Lima) – São Paulo