SATYRIANAS 2014: MUITOS NÚMEROS PARA CELEBRAR

Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (michel@aplausobrasil.com)

Ivam Cabral em PESSOAS PERFEITAS - crédito André Stefano
Ivam Cabral em PESSOAS PERFEITAS – crédito André Stefano

SÃO PAULO – A linguagem teatral utiliza-se de símbolos para transmitir determinada mensagem ao espectador e é na simbologia dos números que podemos nos ater para amarrar a trajetória das Satyrianas 2014. Este é o ano do 25º aniversário da companhia de teatro Os Satyros que, desde 2002, promove essa festa teatral na região central. As 78 horas ininterruptas de atividades artísticas – que começa às 18 horas desta quinta-feira (20) e vai até à meia-noite de domingo (23) – abrigará cerca de 2500 artistas em mais de 500 apresentações. E não é de hoje que essa árvore tem ramificado: além das salas da própria Praça Roosevelt e do seu entorno, mais 50 espaços se irmanarão pras Satyrianas.

“É emocionante sentir que diversos grupos, artistas e pessoas que amam o teatro embarcaram nessa aventura dos palcos conosco”, pontua o ator e dramaturgo Ivam Cabral, fundador d’ Os Satyros, ao lado do diretor e dramaturgo Rodolfo Garcia Vázquez.

Dentre as inúmeras ramificações-projetos que compõe as Satyrianas 2014, Ivam Cabral destacou o projeto Ouvi Contar, criado em parceria com a Associação Amigo dos Autores, que leva leituras dramáticas de textos inéditos e de autores pouco conhecidos nas residências de moradores da Praça Roosevelt; o Autopeças, peças encenadas em carros em trânsito ou parados, e o 1º Congresso Brasileiro de Dramaturgia, onde dramaturgos, escritores e roteiristas refletirão sobre a arte de escrever para a cena.

Unidas assim, duas longevas e bem-sucedidas trajetórias, as Satyrianas desta edição reverencia, também, a trajetória desse grupo que, na Praça desde dezembro de 2000, alavancou o processo de revitalização da Roosevelt e devolveu à região a aura de encontro de amantes das artes.

SIGA NOSSO TWITTER @aplausobrasil PARA NOTÍCIAS EM TEMPO REAL

CURTA NOSSA FANPAGE http://www.facebook.com/aplausobrasil

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*