SEMANA DA DIVERSIDADE SEXUAL CHEGA À SEGUNDA EDIÇÃO NA CIDADE DE ARAÇATUBA

Redação do Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com)

Consertando Frank
Consertando Frank

Araçatuba – Evento que joga luz sobre as manifestações artístico-culturais LGBT chega à segunda edição e discute a identidade de gênero e sexualidade. A programação inclui performances, shows musicais, teatro, dança e ações formativas. O evento acontece de 16 a 20 de março, em diversos pontos da cidade.

Com idealização e curadoria de Fernando Fado, a segunda edição da SIM –Semana da Diversidade Sexual de Araçatuba, realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural – ProAC e Prefeitura Municipal de Araçatuba, em parceria com o Sesc São Paulo, tem como foco a difusão da produção artística LGBT.

Para o curador, a segunda edição pretende aprofundar a reflexão sobre sexualidade e gênero. “Antes de tudo, é preciso discorrer sobre os conceitos de masculino e feminino. É do sexismo que nasce o preconceito, presente, inclusive, na própria comunidade LGBT.”, afirma. O curador ainda aponta que, apesar do avanço do entendimento sobre a homossexualidade, padrões que desviem do padrão hetero são tratados de forma velada com um caráter negativo. “Da inquietação fruto dessa negativa, é que surge a SIM – Semana da Diversidade Sexual de Araçatuba. Uma semente positiva a fim de provocar uma reflexão efetiva em torno da causa LGBT, que promova a expansão da consciência, redução do isolamento e da ignorância, buscando facilitar a educação e a conscientização, e questionando convicções sobre a sexualidade”, destaca.

O evento promoverá três shows musicais, dois espetáculos de teatro, um espetáculo de dança, exibição de filmes, performance, exposição, lançamento de livro e ações formativas, com destaque para o Suriani, artista brasileiro radicado na França que fará a performance Its Not Personal, Its Drag!, que coletará e colará relatos de drag queens pelas ruas da cidade.

Outro destaque da programação, o Transpasse Linieker reúne no mesmo dia e local os shows de Lineker (Campinas), e Liniker e os Caramelows (Araraquara). Já o espetáculo de dança Sintética Idêntica ao Natural, do Maranhão, traz a estrela Cintia Sapequara incorporada por Erivelto Viana.

A abertura do evento será com o espetáculo Consertando Frank. Com direção de Marco Antônio Pâmio e os atores Chico Carvalho, Rubens Caribé e Henrique Schafer no elenco, a montagem sucesso de público e crítica em São Paulo, conta a história de um repórter que, persuadido por um psicólogo, disfarça-se de paciente para conseguir uma matéria jornalística que denuncia um psicoterapeuta por ter desenvolvido um método de reversão da homossexualidade.

SERVIÇO:

SIM – SEMANA DA DIVERSIDADE SEXUAL DE ARAÇATUBA
De 16 a 20 de março em vários locais da cidade de Araçatuba.
Informações – (18) 99769-6852 e www.facebook.com/simdiversidade

Atividades apresentadas ao ar livre poderão ser alteradas ou canceladas em caso de variações climáticas que prejudiquem sua execução.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*