Série Mestres do Teatro Por Silvio Tadeu: Bertold Brecht


Augsburg, 10 de fevereiro de 1898 — Berlim Leste, 14 de agosto de 1956

EM REDE – Bertold Brecht nasceu no estado livre da Baviera, no extremo sul da Alemanha. Era estudante de medicina e foi chamado a servir no Hospital de Munique, para atender os soldados alemães durante a Primeira Guerra Mundial .Essa experiência foi decisiva em sua vida e obra.


Durante todos os anos da República de Weimar, Brecht participa ativamente da vida boêmia e cultural da Alemanha, conhecendo personalidades que na época eram grandes influenciadores da sociedade, com suas idéias e conceitos divulgados através da arte e da imprensa.

Toda essa efervescência se desestrutura com a ascenção de Hitler ao poder em 1.933.
Toda a obra de Brecht viria a ser :
• A luta contra o capitalismo e o imperialismo
• A reflexão sobre a situação do homem em um mundo dividido em classes
• A análise do comportamento ético e social do indivíduo diante da repressão
• A análise da exploração do homem pelo próprio homem
Em 1.918, escreve aquele que seria seu primeiro texto de teatro : Baal, que na verdade era uma crítica a um texto expressionista, chamado O Solitário.


Tambores da Noite estréia em 1.920, considerado seu primeiro grande sucesso, aproximando sua dramaturgia da linguagem popular, destruindo assim a estrutura burguesa dos textos de teatro.
Em 1.921 começa a escrever um texto muito mais ousado.

O espetáculo Na Selva das Cidades retrata de forma crua, a disputa pelo poder e a ganância do ser humano moderno que destrói seus semelhantes. A sociedade é descrita como egoísta, agressiva e intolerante, que massacra a delicadeza e compra opiniões.Em 1.926, estréia na cidade de Darmstadt, Um homem é sempre um homem , texto que vinha trabalhando desde 1.924. O texto trazia ainda um entreato O filhote de elefante  .
O texto flerta com o marxismo.


O protagonista Galy Gay, sente vontade de comer um peixe. E enquanto sua esposa ferve a água para preparar o almoço, ele sai para comprar o pescado. E acontece que, ao invés de voltar para casa, ele é capturado por soldados que o obrigam a assumir a identidade de um colega desaparecido . Galy Gay se transforma em um violento soldado.


De 1.927 a 1.931, a atividade de Brecht se desenvolve com intesidade.
Produz o livro de poesias Sermões Domésticos que logo recebe prêmio literário.


Na mesma época produz musicais em parceria com Kurt Weil , O Pequeno Mahagommy e Òpera dos Trés Vinténs , um grande sucesso que relatava as aventuras de um chefe de um bando de ladrões de rua.


A ópera Happy End estréia em 1.929, também trazendo o submundo da cidade povoada de bandidos, que se deparam com o Exército da Salvação, que fazem um bem sucedido resgate de almas.


Com resultados dramatúrgicos superiores, Brecht estréia Santa Joana dos Matadouros, usando recursos do teatro épico. Contradizendo a qualidade dramatúrgica e musicais, o espetáculo foi um fracasso de público e crítica.
Da adolescência e até o fim da vida, o dramaturgo alimentou um diário de trabalho onde comentava seu processo de trabalho.


Viveu no exílio de 1.933 a 1.947, acompanhado da mulher, a atriz Helene Weigel .


Morou na França, na Dinamarca, na Suécia, na Finlândia e nos Estados Unidos, atravessando inúmeras dificuldades e perseguições políticas.
Em 1.949 estabeleceu-se em Berlim, onde fundou o Teatro Berliner Ensemble dirigindo-o até morrer de infarto em 1.956.


Características do Teatro de Brecht
Origens :
Agitprop – exercício teatral que fazia parte das idéias do marxismo, disseminação de idéias e princípios comunistas entre trabalhadores, camponeses, estudantes e intelectuais.


Estilo que esteve muito presente na Alemanha e na Rússia.
Efeito V (do alemão Verfremdungseffekt), pode ser encontrado nas tragédias gregas, no teatro chinês e no dadaismo.
Seria o efeito “desilusão” ou “distanciamento” tornando claro ao espectador, que o que ele vê é apenas uma ilusão que tem por missão informar.


Características :

• Transposição para a terceira pessoa
• Transposição para o passado
• Verbalização de rubricas e comentários
• Canções
• Narrados, orientador ou corifeu

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*