Sesc celebra 90 anos de Antunes Filho com programação especial

SÃO PAULO – O Sesc São Paulo presta homenagem a Antunes Filho nesta quinta-feira, dia 12, às 18h, no Teatro Anchieta (Sesc Consolação) – data em que o encenador completaria 90 anos de vida. Antunes esteve à frente do CPT/Sesc por 37 anos, como figura central e mestre, em um laboratório permanente de criações teatrais, formação de atores e de novos dramaturgos; o tablado do Teatro Anchieta foi palco principal para seu projeto de desenvolvimento do teatro, de artistas e a formação de públicos no Brasil.  

O legado deixado por Antunes Filho está em movimento e serve de inspiração para um cenário composto por potências cênicas e dramáticas – a continuidade deste caminho também será pauta do encontro. As homenagens serão estendidas ao fim de semana com conversas, compartilhamentos e demonstrações de trabalhos desenvolvidos pelo CPT.

Após a cerimônia, será inaugurada a instalação “Dispositivo movimentocptsesc”, idealizada por Ricardo Muniz Fernandes, que ocupará vários espaços do CPT, ofertando à visitação pública uma coleção de objetos, imagens, figurinos, vídeos e textos –  uma mixagem em movimento que transita entre as imprecisões da memória, do afeto, da percepção e a invenção do esquecimento.

Programação:

Dia 12/12. Quinta, 18h. Teatro Anchieta.

Homenagem a Antunes Filho

Bate-papo sobre a história do Centro de Pesquisa Teatral – CPT/Sesc e o legado de Antunes Filho. Com Danilo Santos de Miranda, Laura Cardoso, Lígia Cortez e Lee Taylor.

Abertura em 12/12. Quinta, 19h30. Espaço CPT/Sesc

Dispositivo movimentocptsesc

Instalação ocupará vários espaços do Centro de Pesquisa Teatral – CPT/Sesc com objetos, imagens, figurinos, vídeos e textos. Idealização: Ricardo Muniz Fernandes.

Até 15/2. Segunda a sexta, 16h às 21h. Sábados, 13h às 18h.

Dia 13/12. Sexta, 19h. Espaço CPT/Sesc

Mesa: A Cena Autoral em Prêt-à-Porter

Comentários e demonstração da criação das últimas 3 cenas do Prèt-á-Porter. Convidados: Nara Chaib Mendes, Vanessa Bruno, Guilherme Moilaqua, João Monteiro, Laércio Motta, Osmar Pereira e Rafaella Candido. Mediação: Emerson Danesi.

Dia 14/12. Sábado, 16h. Espaço CPT/Sesc

Bate-papo: Experiências Prêt-à-Porter

Relatos de experiências, conceitos, bastidores e a costura criativa para a composição de cenas. Com Donizetti Mazonas, Emerson Danesi, Marcos de Andrade, Sabrina Greve, Suzan Damasceno e atores que participaram do Prêt-à-Porter. Mediação: Sergio Luis V. Oliveira.

 

Sesc Consolação
Rua Doutor Vila Nova, 245, São Paulo – SP
Informações: 3234 3000
Local: Teatro Anchieta (280 lugares)
sescsp.org.br
Facebook, Twitter e Instagram: /sescconsolacao

Retirada de ingresso 1h antes na bilheteria

Grátis

Kyra Piscitelli

Kyra Piscitelli é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e fez pós-graduação em Globalização e Cultura pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Escreve sobre teatro e arte desde de 2009. Integra os Juris da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e do Prêmio Aplauso Brasil. Ávida por conhecimento, se não está em viagem ou estudo, só há um lugar para achá-la: o teatro!