ARTIGO: Sesc Vila Mariana dá lição de respeito na Mostra Internacional de Teatro

Kyra Piscitelli do Aplauso Brasil (kyra@aplausobrasil.com)

O Espetáculo espanhol Gólgota Picnic  foi apresentado na 1ª edição da MITsp. Foto divulgação
O Espetáculo espanhol Gólgota Picnic foi apresentado na 1ª edição da MITsp. Foto divulgação

 

SÃO PAULO – A segunda sessão do espetáculo espanhol Gólgota Picnic, no Sesc Vila Mariana,  foi uma lição de como tratar o público com respeito. A peça foi uma das 11 escolhidas para integrar a Mostra Internacional de Teatro – MITsp, que acabou neste domingo.  Com apenas três sessões durante a Mostra, Gólgota Picnic teve a apresentação de sexta (15) ameaçada pela falta de luz.

Às 18h já era possível ver gente na fila da distribuição de ingressos para a sessão de Gólgota Picnic. Os ingressos só seriam distribuídos às 20h, 1h antes da apresentação.  A essa altura, o Sesc  já estava sem luz, problema que está ocorrendo com frenquência na unidade.

Em 17/11, depois de um problema na rede elétrica, uma das sessões do disputado monólogo do ator Marco Nanini A Arte e a Maneira de Abordar seu Chefe para Pedir um Aumento foi cancelada. Com os ingressos esgotados, os espectadores tiveram que se contentar com a devolução do dinheiro, já que não foi possível outra data para substituir a sessão.

Fila para a distribuição dos ingressos para Gólgota Picnic. A foto foi tirada 2h antes da entrega. O teatro com mais de 600 lugares lotou para a apresentação. Foto: Kyra Piscitelli
Fila para a distribuição dos ingressos para Gólgota Picnic. A foto foi tirada 2h antes da entrega. O teatro com mais de 600 lugares lotou para a apresentação. Foto: Kyra Piscitelli

No entanto, na MITsp tudo foi diferente. As pessoas além de poderem esperar numa fila feita com bancos, a sessão foi mantida mesmo sem a luz voltar.

Cerca de 19h30, uma representante do Sesc pediu a palavra e do alto da escada do teatro avisou que a sessão iria acontecer. Para que isso fosse possível todas as outras atividades foram suspensas naquela noite. Assim, o gerador só trabalhou para o teatro.

No pronunciamento ao público, o Sesc  não esqueceu de nada: o cuidado com as escadas, a explicação de que acessos ficariam abertos no teatro… banheiros, comidas e bebidas e  até esclarecimentos sobre o pagamento do estacionamento. Tudo cuidadosamente dito e com antecedência.

Gólgota Picnic é um espetáculo longo (2h30 de duração) e usa muito vídeo em cena. Mesmo sem a luz, a apresentação ocorreu sem problemas e o teatro estava lotado. O que ficou é que o Sesc aprendeu a lição: ao que parece  impasses como o envolvendo o monólogo de Nanini não voltarão a acontecer.

A MITsp começou em 8/03 e acabou em 16/03. Durante a semana, 11 espetáculos de países como Itália, França, Espanha, Lituânia, Argentina, Turquia, África do Sul, Uruguai e Chile se apresentaram na capital paulistana.  A segunda edição da Mostra já tem data e será realizada entre os dias 6 a 15 de março do ano que vem.

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*