Kyra Piscitelli do Aplauso Brasil (kyra@aplausobrasil.com)

SÃO PAULO – A segunda sessão do espetáculo espanhol Gólgota Picnic, no Sesc Vila Mariana, foi uma lição de como tratar o público com respeito. A peça foi uma das 11 escolhidas para integrar a Mostra Internacional de Teatro – MITsp, que acabou neste domingo. Com apenas três sessões durante a Mostra, Gólgota Picnic teve a apresentação de sexta (15) ameaçada pela falta de luz.
Às 18h já era possível ver gente na fila da distribuição de ingressos para a sessão de Gólgota Picnic. Os ingressos só seriam distribuídos às 20h, 1h antes da apresentação. A essa altura, o Sesc já estava sem luz, problema que está ocorrendo com frenquência na unidade.
Em 17/11, depois de um problema na rede elétrica, uma das sessões do disputado monólogo do ator Marco Nanini A Arte e a Maneira de Abordar seu Chefe para Pedir um Aumento foi cancelada. Com os ingressos esgotados, os espectadores tiveram que se contentar com a devolução do dinheiro, já que não foi possível outra data para substituir a sessão.

No entanto, na MITsp tudo foi diferente. As pessoas além de poderem esperar numa fila feita com bancos, a sessão foi mantida mesmo sem a luz voltar.
Cerca de 19h30, uma representante do Sesc pediu a palavra e do alto da escada do teatro avisou que a sessão iria acontecer. Para que isso fosse possível todas as outras atividades foram suspensas naquela noite. Assim, o gerador só trabalhou para o teatro.
No pronunciamento ao público, o Sesc não esqueceu de nada: o cuidado com as escadas, a explicação de que acessos ficariam abertos no teatro… banheiros, comidas e bebidas e até esclarecimentos sobre o pagamento do estacionamento. Tudo cuidadosamente dito e com antecedência.
Gólgota Picnic é um espetáculo longo (2h30 de duração) e usa muito vídeo em cena. Mesmo sem a luz, a apresentação ocorreu sem problemas e o teatro estava lotado. O que ficou é que o Sesc aprendeu a lição: ao que parece impasses como o envolvendo o monólogo de Nanini não voltarão a acontecer.
A MITsp começou em 8/03 e acabou em 16/03. Durante a semana, 11 espetáculos de países como Itália, França, Espanha, Lituânia, Argentina, Turquia, África do Sul, Uruguai e Chile se apresentaram na capital paulistana. A segunda edição da Mostra já tem data e será realizada entre os dias 6 a 15 de março do ano que vem.