SÃO PAULO – Escrito por Olivia Byington a partir de suas memórias, O Que é Que Ele Tem foi lançado em 2016 e comoveu uma série de leitores, impactados com a história de amor incondicional entre uma mãe e seu filho nascido com a síndrome de Apert. Já prestes a começar um outro projeto teatral, Louise Cardoso foi atravessada pela obra de tal modo que mudou seus planos e se dedicou inteiramente a levar a saga de Olivia aos palcos. Com o texto do livro adaptado pela dramaturga Renata Mizrahi e direção de Fernando Philbert, Louise leva seu monólogo para São Paulo a partir de 6 de julho, para curta temporada no Teatro Eva Herz.
‘Eu já estava planejando fazer outro espetáculo e comecei a ler o livro da Olivia por indicação do Flávio Marinho. Antes mesmo de terminar, já tinha mudado de ideia e queria encenar aquela história. Mais do que uma história de superação, é uma história de amor, que nos faz refletir sobre conviver em sociedade e lidar com as diferenças’, conta a atriz, que completa 42 anos de carreira e finaliza uma trilogia acidental sobre a maternidade, depois de encenar o épico Mãe Coragem e Seus Filhos (2007), de Bertolt Brecht, e a comédia Velha é a Mãe (2010), de Fábio Porchat.
Desde que foi procurada por Louise, Olivia embarcou de imediato na ideia de transformar seu livro em uma peça. Um dos principais nomes da nova geração de autores teatrais, Renata Mizrahi, vencedora do Prêmio Shell em 2014 por ‘Galápagos’, foi convocada para a missão de transformar o material em teatro. Sempre fiel ao livro de origem, a peça procura aproximar ainda mais o espectador da história que é contada em cena.
Ela precisou interromper a bem-sucedida carreira de cantora que iniciava para se lançar ao enorme desafio que vinha pela frente. Após todo o período inicial, ainda que os problemas de saúde volta e meia voltassem a aparecer, Olivia começou uma outra batalha, ainda mais complexa: a luta pela inclusão de seu filho em um mundo que não está preparado para conviver com a diferença.
Em cena, Louise está cercada de um cenário essencial, assinado por Natália Lana, com poucos objetos e algumas projeções de desenhos feitos por Olivia para o livro. A presença da autora se estende para a trilha sonora, toda feita com registros de canções gravadas por Olivia ao longo de sua trajetória como cantora, também citada em algumas cenas do espetáculo. A iluminação é assinada por Vilmar Olos.
A direção de Fernando Philbert procura valorizar ainda mais a intimidade do relato. Ele vem da direção de outro monólogo, o bem-sucedido solo de Marcos Caruso em O Escândalo de Felippe Dussaert, ainda em cartaz, além de ter codirigido com Lázaro Ramos O Topo da Montanha, outra montagem que fala sobre tolerância e diversidade.
Ficha Técnica
De Renata Mizrahi
Inspirado no livro ‘O Que É Que Ele Tem’, de Olivia Byington
Direção: Fernando Philbert
Cenário – Natália Lana
Figurino – Rita Murtinho
Iluminação – Vilmar Olos
Trilha Sonora – Marcelo Alonso Neves
Direção de movimento – Marcia Rubin
Projeções Cênicas e Videografismo – Rico Vilarouca e Renato Vilarouca
Preparação vocal – Luciana Oliveira
Visagismo – Rose Verçosa
Projeto Gráfico: Redondo Estratégia + Design
Ilustrações: Olivia Byington
Assessoria de comunicação: Factoria Comunicação
Mídias sociais: Theodora Duvivier
Fotos: Lenise Pinheiro
Assistente de direção: Luiz Octavio Moraes
Produção executiva e administração: Cristina Leite
Direção de produção: Alessandra Reis
Idealização: Flavio Marinho
SERVIÇO
Teatro Eva Herz – Av. Paulista, 2073.
De 6 de julho a 25 de agosto
Sextas e sábados, às 21h. Domingos, às 19h.
Ingressos a R$ 70 e R$ 35 (meia)
Ingressos à venda em ingressorapido.com.br
Bilheteria:
Terça a Sábado, de 14h às 21h
Domingos e feriados, de 13h às 19h (feriados sujeito a alterações)