SP Escola de Teatro realiza Seminário Internacional até sábado

Luís Francisco Wasilewski, especial para o Aplauso Brasil (lfw@aplausobrasil.com)

Eugênio Barba

SÃO PAULO – Até o próximo sábado, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco comemora a formatura da sua primeira turma de alunos com o Seminário Internacional de Teatro, um evento, iniciado na última terça-feira (13), que reúne renomados profissionais das artes cênicas em palestras ou ministrando aulas.

Para cada palestra foram disponibilizadas 20 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail djanirabatista@spescoladeteatro.org.br.

O diretor italiano Eugenio Barba, fundador da Ista – International School of Theatre Anthropology, ministrará a master class “Aprendendo a Aprender”, na quinta-feira. E no sábado, o dinamarquês Jan Ferslev apresentará a master class “A Presença do Ator/Performer”.

Além do Seminário Internacional, a Escola também promove no sábado (17) várias apresentações no “Território Cultural”, desenvolvidas pelos 120 formandos da SP Escola de Teatro, como ensaios, leituras dramáticas, exposições e outras.

Sobre a Escola:

A SP Escola de Teatro foi criada em novembro de 2009 e é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo. Seu objetivo é formar profissionais especializados nas artes cênicas, seguindo o conceito “artistas que formam artistas”. Confira abaixo a programação completa do Seminário Internacional de Teatro.

Programação:

Dia 15/12 – quinta-feira – das 9h15 às 11h15.Convidado – Eugenio Barba.Master Class – “Aprendendo a Aprender” Eugenio Barba é italiano e figura central no teatro mundial, tendo trabalhado com grandes nomes do teatro, como Grotowsky. Fundou em 1964 a companhia Odin Teatret, em Oslo (Noruega) e se mudou, posteriormente, para Dinamarca, em 1966. Na década de 1970 criou a Ista –International School of Theatre Anthropology, sendo posteriormente,considerado um dos principais nomes da antropologia teatral.

Dia 16/12 – sexta-feira – das 12h30 às 14h30. Convidado – Reinaldo Monteiro.Conferência – “Desafios para o Dramaturgo do Século XXI” Mediador – Rodolfo Garcia Vazquez. Reinaldo Monteiro é cubano, autor de diversas obras de ficção, peças de teatro e roteiros de cinema. Jurado em diversos concursos pelo mundo, além de já ter ministrado várias conferências em diversos países, Reinaldo é autor da peça Liz, montada pela Cia. de Teatro Os Satyros, sob a direção de Rodolfo, o mediador do encontro.

Dia 17/12 – sábado – das 14h30 às 18h.Convidado – Jan Ferslev Master Class – “A Presença do Ator/Performer” Jan Ferslev é músico, compositor, ator e pedagogo. Nascido na Dinamarca, também atuou como ator em diversos grupos de teatro alternativos e tradicionais, até entrar no Odin Teatret, de EugenioBarba, em 1987.

Dia 17/12 – sábado – das 19h às 20h. Encerramento Show – Andre Frateschi e Miranda Kassin. André e Miranda são cantores e atores, conhecidos também pelos covers de David Bowie e Amy Winehouse. Juntos lançaram o CD “Hits do Underground”, com a intenção de aproximar o público de bandas independentes.

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*