Adriano Silva,especial para o Aplauso Brasil (aplauso@gmail.com)

GRANDE SÃO PAULO (ABC) – O espetáculo Sub-Pop-Ópera dos Mendigos tem estreia marcada para hoje no Teatro Lauro Gomes, em São Bernardo do Campo. O texto, escrito em 1.727 por John Gay, tem direção e adaptação de Celso Correia Lopes, indicado ao Prêmio Femsa de Teatro infantil 2008, e direção musical de Reinaldo Sanches. A peça tem foco na discussão social e marca o debut do grupo O Maravilhoso Escritório Teatral.
A trama, dividida em três atos, consegue perpassar por diversos assuntos como o crime consentido, suas justificações e implicações morais, além da inversão de valores na sociedade atual.
“Não se trata de um programa cultural do mainstream e sim algo mais alternativo que incentiva a reflexão”, afirma Celso.
Segundo o adaptador e diretor de Sub-Pop-Ópera dos Mendigos, o espetáculo sugere o pensar sobre contradições.
“A peça remete à pompa dos grandes espetáculos, em contraposição à palavra ‘sub’, que remete a algo situado abaixo, inferior”, conta.

A ação da obra se dá no casamento dos personagens centrais, MacNavalha (Victor Merseguel) e Polly (Luciana1ão. Já a personagem Polly, é uma magnata. Em meio à cerimônia, surge a deixa para prostitutas, ladrões e cidadãos respeitados discutirem sobre as coisas em que acreditam.
O projeto tem do programa VAI – Valorização de Iniciativas Culturais da Prefeitura de São Bernardo do Campo.
Serviço
Sub-Pop-Ópera dos Mendigos
De Celso Correia Lopes
Texto Original John Gay
Classificação Indicativa – 16 anos
Dur. 120 minutos
Teatro Lauro Gomes
Rua Helena Jacquey, 171 – Rudge Ramos
São Bernardo do Campo
Entrada Franca