“Tape” discute masculinidade tóxica e politicamente correto em texto que fez sucesso no cinema

SÃO PAULO – Peça escrita em 1999 pelo dramaturgo americano Stephen Belber e encenada em mais de 25 países, Tape ganha montagem de Fernando Vilela, Renata Reis e dos atores Jessé Scarpellini, Malú Lomando e Roberto Nardocci a partir de 11 de junho, terça-feira, às 21h, no Pequeno Ato (Rua Teodoro Baima, 78). O psicodrama, escrito por Belber, foi traduzido por Fernando Vilela e traz temáticas atuais como a masculinidade tóxica, a intolerância, o politicamente correto/incorreto, e a dificuldade de precisar “a verdade” em confronto com a perspectiva de cada psique humana.

Tape é uma peça de tirar o fôlego pois se passa em tempo real, onde três personagens, completamente humanos e complexos, discutem em um quarto de motel em Lansing, Michigan, seus pontos de vista sobre um mesmo fato ocorrido anos antes que os afetou, cada um à sua maneira, na construção de quem são hoje.

Tape foi produzida pela primeira vez no Humana Festival of New American Plays, em 2000. Foi adaptada pelo próprio autor, no ano seguinte para o cinema, dirigido por Richard Linklater, estrelado Ethan Hawke, Robert Sean Leonard e Uma Thurman no elenco.

 Em Tape, Jon, um jovem cineasta está na cidade lançando seu primeiro filme no Festival de Cinema de Lansing e convida Vince, seu amigo da época de colégio, para prestigiá-lo. Vince, aproveitando a oportunidade do encontro, tenta extrair de Jon a confissão de um incidente com uma garota que ambos namoraram na época da formatura. Tudo muda quando Amy, a antiga colega e a pessoa em questão, vem a esse encontro.

Ficha técnica

Dramaturgia: Stephen Belber.

Direção: Fernando Vilela.

Elenco: Jessé Scarpellini, Malú Lomando e Roberto Nardocci.

Assistência de Direção e Produção: Renata Reis.

Desenho de Luz e Operação: Vini Hideki e Padu Palmario.

Cenografia e cenotecnia: Marina Lickel.

Duração: 65 minutos

Drama.

Serviço:

Tape

Teatro Pequeno Ato

Curta temporada de 11/06 a 09/07 – Terças, às 21h

Endereço: rua Teodoro Baima, 78

Acessibilidade: Não

Capacidade: 50 lugares

Indicação de faixa etária – 14 anos

Horário de funcionamento: depende da programação.

Site: https://facebook.com/pequenoato

Email Público: pequenoato@gmail.com

Telefone Público: (11) 99642-8350

Kyra Piscitelli

Kyra Piscitelli é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e fez pós-graduação em Globalização e Cultura pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Escreve sobre teatro e arte desde de 2009. Integra os Juris da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e do Prêmio Aplauso Brasil. Ávida por conhecimento, se não está em viagem ou estudo, só há um lugar para achá-la: o teatro!

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado