Tarcísio Meira morre de Covid-19 e deixa legado nas artes

TARCÍSIO EM CENA DE “O CAMAREIRO”

EM REDE – Ícone da dramaturgia, com mais de 60 anos de carreira, O ator Tarcísio Meira, de 85 anos, não resistiu e morreu de Covid-19, nesta quinta-feira (12). Ele estava internado na UTI do Albert Einstein, na Zona Sul de SP.  Sua esposa, a atriz Glória Menezes, de 86 anos, também está internada, mas com quadro mais leve.

Tarcísio era ativo na carreira e falou algumas vezes de voltar ao teatro no mundo pós-pandemia, sonho que mantém muitos da arte vivos e com esperança. Em vez de falar de sua trajetória bem-sucedida na TV, cinema, teatro e televisão, o Aplauso Brasil compartilha um trecho de um vídeo feito após o espetáculo premiado O Camareiro. Na ocasião Tarcísio completava 80 anos.

LEIA O QUE TARCÍSIO MEIRA FALOU:

“80 anos de vida e quase 60 de trabalho, profissão, de artista… vocês viram a parafernália ali, uma coisa um tanto tosca, ruste (diz em referência ao espetáculo encenado no dia O Camareiro), mas que conseguiram um bom efeito. Não eram moscas soltando pum. Hoje nós temos uma parafernália tecnológica incrível, que coloca mil recursos à nossa disposição, mas eles, a 70 anos atrás, nós hoje em dia e os artistas de sempre, que foram para atrás e que vão para frente, temos em comum um profundo amor pelo teatro e pelo o público que frequenta. Então, hoje, aos meus 80 anos, eu quero retribuir como posso: aplaudindo! Porque eu quero homenagear não só vocês que estão no teatro, que são a razão de ser do nosso trabalho, mas aqueles muitos, muitos brasileiros que viram meu trabalho, acompanharam meu trabalho, me incentivaram, me deram apoio, onde eu fui: nas novelas, nos teleteatros, nos teatros, nas minisséries, nos seriados, nos filmes e em tudo. Eu sei que são bilhões e milhões de brasileiros. Então, agradecendo a vocês, aplaudindo vocês, eu vou fazer minhas as palavras que o “Sir” (personagem do espetáculo) disse agora pouco: ‘pela generosa acolhida, como me receberam, eu continuo vosso humilde e fiel e obediente servo e não tenho outras palavras para dizer a não ser obrigado, obrigado e para sempre'”.

Uma vida de amor à arte. Merece todos nossos Aplausos!

Kyra Piscitelli

Kyra Piscitelli é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e fez pós-graduação em Globalização e Cultura pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Escreve sobre teatro e arte desde de 2009. Integra os Juris da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e do Prêmio Aplauso Brasil. Ávida por conhecimento, se não está em viagem ou estudo, só há um lugar para achá-la: o teatro!