Teatro Cacilda Becker recebe 500 litros de água no palco

Nanda Rovere, especial para o Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

O chão é coberto por um espelho d’ água e os personagens caminham por ambientes cheios de baldes e garrafas, os figurinos lembram roupas de guerra. A apatia é o sentimento que os une


Manter em Local Seco e Arejado - Foto Raoni Maddalena


SÃO PAULO – A Cia. [pH2] – Estado de Teatro apresenta a partir desta sexta-feira (9) no Teatro Cacilda Becker, o espetáculo Manter em Local Seco e Arejado, em que 500 litros d’ água servem de metáfora para a apatia e acomodação do homem. Com direção de Rodrigo Batista e texto inspirado na obra Narciso ou a Estratégia do Vazio, do filósofo francês Gilles Lipovetsky, seis personagens, em mundo alagado, se dissolvem em cena.

Para criar um local que lembra uma casa de banho, uma lavanderia pública e uma cozinha são utilizados 500 litros de água, evidencia uma catástrofe que vai além da destruição da natureza e deseja nos remeter à vulnerabilidade das relações humanas.


Mesmo com a tragédia iminente, todos estão adaptados à água constante. Tentam sobreviver num

Manter em Local Seco e Arejado - Foto Raoni Maddalena

mundo instável.

O objetivo da companhia é discutir sobre a linguagem teatral sem deixar de lado questões filosóficas pertinentes à contemporaneidade. .

Segundo o diretor Rodrigo Batista, os temas abordados se referem à ideia de um novo narcisismo tratado pelo filósofo Lipovetsky em suas obras:

“Montamos o espetáculo a partir de um recorte baseado no que o filósofo chama de falta de sensação trágica de fim de mundo”, explica o diretor.

Manter em Local Seco e Arejado - Foto Raoni Maddalena

O grupo , oriundo da Universidade de São Paulo,(USP),  já fez temporadas na capital paulista e participou de festivais em diversas cidades brasileiras. Este trabalho, que tem a criação e realização conjunta dos artistas Bruno Caetano, Bruno Moreno, Daniel Mazzarolo, Julia Moretti, Luana Gouveia, Maria Emília Faganello, Paola Lopes e Rodrigo Batista. ficará em cartaz até  8 de abril.

Manter em Local Seco e Arejado

Teatro Cacilda Becker – Rua Tito, 295 – Lapa – São Paulo

Fone: 011 3864-4513

Estreia: dia 9 de março de 2012

Temporada: até dia 08 de abril de 2012, Sex e sáb às 21h, e dom às 20h

R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)

Duração: 50 minutos

Recomendação: 14 anos

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*