Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (Michel@aplausobrasil.com)

SÃO PAULO – Há pouco mais de duas décadas um grupo de jovens oriundos da ECA/ USP iniciou pesquisas relacionadas à temas da física e suas possíveis interações com o ato cênico. Mesmo que o coletivo de artistas-pesquisadores não priorizassem a criação de um espetáculo – eles, inclusive, negavam tal possibilidade –, as trombetas de Dionísio soaram atraentes demais e, do núcleo fez-se o Teatro da Vertigem que, definitivamente, marca a cena teatral contemporânea. À partir desta sexta-feira (15), ocupa diferentes pontos do bairro que dá nome ao seu novo trabalho, Bom Retiro 958 metros, com dramaturgia de Joca Reiners Terron e direção de Antonio Araújo.
Na inesquecível trilogia bíblica – O Paraíso Perdido (1992), O Livro de Jó (1995) e Apocalipse 1,11 (1999) – que marca sua entrada no universo teatral com merecidos aplausos e dedicada atenção, o Teatro da Vertigem sempre manteve em seus espetáculos espaço determinante no diálogo entre o ambiente em que se encena e o quê é encenado.
Realizar encenações em locais com igreja, hospital, presídio, entre outros, tem um significado bem mais amplo que o fetiche pelo inusitado. Elementos como as memórias impressas no espaço cênico tornam-se parte da dramaturgia do espetáculo.
Patrocinado desde 2006 pela Petrobras, o Teatro da Vertigem, desde 2010, realiza seminários, ciclos de palestras e leituras públicas acerca da imigração e das relações de trabalho no bairro Bom Retiro, em São Paulo, caracterizado pelo intenso comércio de produtos têxteis. A forte presença de diferentes grupos étnicos que caracteriza essa região, associada às tensões sociais ali detectadas, também são aspectos que estimularam a companhia a escolher esse bairro como objeto de sua pesquisa.

Bom Retiro 958 metros busca utilizar o espaço urbano como campo de experimentação artística e, para tanto, propõe ao público uma caminhada cênica no bairro paulistano, participando de um trajeto urbano que inclui um centro de lojas, ruas, calçadas, cruzamentos, e um teatro atualmente fora do circuito cultural da cidade. O Instituto Cultural Israelita Brasileiro – ICIB -, entidade mantenedora do teatro, passa atualmente por uma fase de reestruturação interna, mas atuou, ao longo do século 200, fortemente na esfera cultural: organizou palestras e conferências, foi sede de uma biblioteca e de uma escola – a Escola Sholem Aleichem – e marcou as artes cênicas, montando e apresentando peças teatrais.
Ficha Técnica
Dramaturgo Joca Reiners Terron
Concepção e Direção Geral Antônio Araújo
Co-direção Eliana Monteiro
Atores
Luciana Schwinden
Mawusi Tulani
Roberto Audio
Raquel Morales
Sofia Boito
Conrado Caputto
Kathia Bissoli
João Attuy
Icaro Rodrigues
Samuel Vieira
Beatriz Macedo
Naiara Soares
Renato Caetano
Elton Santos
Atriz convidada residente Laetitia Augustin-Viguier
Desenho de luz Guilherme Bonfanti
Direção de Arte Carlos Teixeira
Co-direção de arte Amanda Antunes
Figurinos Marcelo Sommer
Imagem Grissel Piguillem
Trilha Sonora original Erico Theobaldo e Miguel Caldas
Produção Executiva Stella Marini
Direção de Produção Teatro da Vertigem e Henrique Mariano
Serviço BOM RETIRO 958 METROS
Estreia 15 de junho de 2012, temporada até 30 de setembro de 2012
Ponto de encontro: Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo/SP
Fone para informações 011 3255 2713
Temporada Quinta a sábado às 21h domingo às 19h (a produção recomenda ao público que chegue 15 minutos antes do início para a locomoção até o local do espetáculo)
Ingressos R$ 30,00 inteira – vendidos somente pelo telefone 11 40035588, site www.ticketsforfun.com.br (os ingressos NÃO SERÃO vendidos no local)
Promoção de ingressos Meia para estudantes, aposentados, e 50% de desconto para clientes do cartão Petrobras (na compra de até 2 ingressos)
Lotação 60 lugares Duração 110 min sem intervalo Recomendação 16 anos
Informações IMPORTANTES ao público: O público será recepcionado na Oficina Oswald de Andrade, para, na sequência, ser encaminhado ao local do espetáculo. Recomenda-se aos espectadores ir com sapatos confortáveis e sem bolsa ou sacola, e, em dias de frio, ir agasalhado. O espetáculo será cancelado em dias de chuva.