Teatro em Casa com o SESC: confira a programação até o dia 14

imagem do espetáculo Buraquinhos ou O vento é inimigo do Picumã.

EM REDE – Enquanto o mercado do entretenimento continua em quarentena, com público e artistas impedidos de sair de casa, o ambiente digital em sido o oásis que proporciona momentos de  refresco/respiro artístico para atores e plateias neste complicado cenário de isolamento social. Com monólogos interpretados por artistas direto de suas casas e transmitidos pelo YouTube  e Instagram do Sesc, ao vivo e sempre às 21h30, a programação Teatro #EmCasaComSesc continua quente.

Na sexta-feira, 12, o ator pernambucano Dinho Lima Flor apresenta o espetáculo Ledores no Breu, inspirada no texto Confissão de Caboclo, do poeta Zé da Luz, e no pensamento e prática do educador Paulo Freire. A obra trata das relações entre o homem sem leitura e sem escrita com o mundo ao seu redor. O que é ser analfabeto em São Paulo, nos grandes cruzamentos de capitais do Brasil? Qual o valor da palavra nesse mundo em que vivemos? A direção é de Rodrigo Mercadante, e a classificação indicativa é livre.

No domingo, 14, o ator e dramaturgo Jhonny Salaberg, criador do coletivo O Bonde, grupo de pesquisa do teatro negro e suas diásporas contemporâneas, traz uma versão adaptada da premiada peça Buraquinhos ou O vento é inimigo do Picumã. De sua autoria, o texto aborda o genocídio da população jovem, negra e periférica por meio do realismo fantástico. Narrado em primeira pessoa e dirigido por Naruna Costa, conta a trajetória de um menino negro – morador do bairro Guaianases, Zona Leste de São Paulo – que corre o mundo inteiro com uma sacola de pães nas mãos, depois de se chocar com um policial branco.

De acordo com o Sesc, a série Teatro #EmCasaComSesc soma mais de 42 mil visualizações nas 15 peças já apresentadas. Já estiveram neste palco digital, entre outros, os atores Celso Frateschi, interpretando, de sua autoria, Diana; Georgette Fadel em Terror e Miséria no Terceiro Milênio, de Bertolt Brecht; Sérgio Mamberti em Plínio Marcos, Um Homem do Caminho;  Gustavo Gasparani em Ricardo III, de Shakespeare; Lavínia Pannunzio com Elizabeth Costello; Grace Passô em Frequência 20.20; Denise Weinberg em O Testamento de Maria; Bete Coelho em Mãe Coragem e Gero Camilo em A Casa Amarela.

Teatro #EmCasaComSesc – sescsp.org.br . youtube . com/sescsp. instagram . com/sescaovivo