‘TERESINHAS’ CHEGA A SÃO PAULO DEPOIS DE SER VISTO POR CENTENAS DE PESSOAS

Luís Francisco Wasilewski, do Aplauso Brasil (lfw@aplausobrasil.com)

"Teresinhas". Fotos Claudio Etges
“Teresinhas”. Fotos Claudio Etges

SÃO PAULO – A capital paulista será a próxima cidade a assistir Teresinhas, do Grupo MEME, de Porto Alegre, espetáculo de dança contemporânea do coreógrafo Paulo Guimarães contemplado com os editais de circulação dos Correios e do programa O Boticário na Dança para circulação no Brasil. O lançamento da turnê foi feito na cidade de origem do Grupo MEME, seguido de turnê pelo Nordeste (Natal, João Pessoa e Recife), Sul (Curitiba e Florianópolis), Norte (Porto Velho e Manaus) e mais recentemente no Rio de Janeiro, onde estreou a turnê pelo Sudeste. Em Porto Velho e Manaus, o espetáculo esteve na programação do VI Mova-se Festival de Dança,único do gênero voltado à pesquisa, experimentação e reflexão da dança contemporânea e foi assistido por milhares de pessoas.

Em São Paulo, o espetáculo terá duas apresentações no dia 10 de novembro (quarta) no Teatro Nair Belo (Rua Frei Caneca, 569 – Consolação). A primeira delas será às 16h e terá entrada gratuita e exclusiva para escolas. O público em geral terá uma sessão às 20h.

Em Teresinhas temos a trajetória de uma mulher em diferentes etapas de sua vida. Através do testemunho de sua mãe, Terezinha Jardim Machado, o diretor e coreógrafo leva ao palco diferentes faces de uma mesma mulher. No papel da filha, da mãe, da companheira e amiga, a protagonista vai se mostrando para o espectador.

A montagem estreou em 2008,no Teatro do SESC, na capital gaúcha e desde então vem se apresentando com sucesso nos palcos brasileiros. Em 2012, foi contemplado com o Prêmio PROCULTURA – FAC de apoio à difusão e circulação, e apresentou-se nas cidades de Rio Pardo, São Leopoldo, Rio Grande, Pelotas, Dom Pedrito, Caixas do Sul e Novo Hamburgo. Em 2009 participou do 5o Festival Palco Giratório SESC e em 2012, do Festival Dança Alegre em Alegrete. Recebeu indicações ao Prêmio Açorianos de Dança – melhor figurino e melhor trilha sonora. A música Linha, composta por Tiago Rinaldi para o espetáculo, foi vencedora do 11º Festival de Música de Porto Alegre e recebeu o prêmio de melhor letra. Parte da trilha sonora é executada em tempo real pelo músico. A montagem tem iluminação de Fabrício Simões e cenografia de Rudinei Morales.

Ficha técnica:

Direção e coreografias:Paulo Guimarães

Bailarinas:Fernanda Stein, Gabriela Rutkoski da Rosa, Nury Salazar, Angela Coelho, Lisiane Heemann, Julia Trevisan, Thaís Freitas e Margareth Leyser

Trilha sonora ao vivo:Tiago Rinaldi

Texto (voz):Nelson Diniz

Depoimentos: Terezinha Jardim Machado

Cenografia:Rudinei Morales

Figurino:Francisco Pimentel

Iluminação:Fabricio Simões

Fotos: Cláudio Etges e Cíntia Bratch

Direção de produção:Liége Biasotto – CUCO Produções

Assessoria de imprensa:Bebê Baumgarten

Tempo de duração:1h

Classificação:livre

Link para clip do espetáculo:

Link para vídeo do espetáculo na íntegra:

Teresinhas em São Paulo

Dia 10 de novembro (quarta), às 16h (apresentações para escolas – entrada franca) e às 20h apresentação para o público em geral

Teatro Nair Belo (R. Frei Caneca, 569 – Consolação)

Ingressos a 20,00 e 10,00(estudantes, idosos e funcionários dos correios)