Texto de Harold Pinter estreia no Teatro Raul Cortez

SÃO PAULO – Texto de um dos maiores autores de teatro do século XX, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 2005, chega em São Paulo para curta temporada no Teatro Raul Cortez, de sexta a domingo.

 A peça O Inoportuno (The Caretaker), de Harold Pinter (1930-2008), foi escrita em 1959 e estreou em Londres no ano seguinte com enorme sucesso. Foi com esta peça, considerada uma de suas obras-primas, que Pinter passou a ser conhecido e tornou-se um dos dramaturgos mais respeitados e discutidos em todo o mundo, assim permanecendo até sua morte, três anos depois de ter recebido o prêmio Nobel de literatura em 2005. Influenciado inicialmente por Samuel Beckett – e também por Franz Kafka – Pinter foi um dos mestres do teatro do absurdo, expressão criada por Martin Esslin nos anos 50 do século passado. Depois de um tempo, ele desenvolveu um estilo próprio e as características de suas peças são únicas e marcantes, como a ambiguidade, a iminência do desastre, a passagem do tempo, as possíveis verdades e mentiras, as falhas da memória e, claro, as famosas pausas. Tudo isso pode ser visto nesta comédia dramática que aborda a impossibilidade de comunicação, envolvendo personagens marginais e solitários.

Mick (Well Aguiar) divide um apartamento com seu irmão mais velho, Aston (André Junqueira), que traz para dentro de casa o velho Davies (Daniel Dantas), supostamente um mendigo, um sem-teto, a quem resgatou numa briga em um bar. Com pena do homem, Aston lhe oferece a casa como abrigo até que ele se recupere, fisicamente, e consiga organizar seus documentos, então extraviados, para dar curso a seu caminho. Ao longo da trama, obrigados a conviver mais próximos do que desejavam, os interesses, mentiras e conflitos vão se revelando e provocando mudanças no comportamento dos personagens, navegando entre amor e ódio, pena e repulsa, solidão e tristeza.

Ficha Técnica

TEXTO: Harold Pinter

DIREÇÃO: Ary Coslov

TRADUÇÃO: Alexandre Tenório

ELENCO: Daniel Dantas (Davies), André Junqueira (Aston)

Well Aguiar (Mick)

ILUMINAÇÃO: Paulo Cesar Medeiros

CENÁRIO: Marcos Flaksman

FIGURINO: Kika Lopes

ASSISTENTE DE FIGURINO: Bianca Carvalho

ENVELHECIMENTO DE FIGURINOS: Heloisa Stockler

TRILHA SONORA: Ary Coslov

FOTOS: Leo Ornelas, Guga Melgar

DESIGN GRÁFICO: Alexandre Muner

ASSESSORIA DE IMPRENSA: Morente Forte

MÍDIAS SOCIAIS: João Gabriel Solle

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: André Junqueira

PRODUÇÃO EXECUTIVA: Well Aguiar

PRODUÇÃO: Luscas Donso e Adriana Gusmão

ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO: Rodrigo Simões/Bel Lobo

ADERECISTA: Jorge Roriz

CENOTÉCNICOS: Humberto Silva e Humberto Silva Jr

PROMOÇÃO: Rede Globo, JB FM

REALIZAÇÃO: Enigma Eventos Filmes e Produções Artísticas

Serviço

O INOPORTUNO

Teatro Raul Cortez – Fecomércio (513 lugares)

Rua Dr. Plínio Barreto 285 – Bela Vista

Informações: 3254.1631

Bilheteria: terça a quinta das 15h às 20h; sexta a domingo a partir das 15h. Aceita todos os cartões de débito e crédito. Não aceita cheque. Ar condicionado e acesso para cadeirantes. Estacionamento do teatro: R$ 23

Vendas: www.ingressorapido.com.br

* Venda antecipada com desconto até dia 31 de julho pelo site da IR*

 

Sextas às 21h30 | Sábados às 21h | Domingo às 19h

Ingressos:

R$ 90

Duração: 90 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

Gênero: comédia dramática