Tia Emanuelle, da Cia Espontânea, estreia no Teatro Itália

Nanda Rovere, especial para o Aplauso Brasil (nanda@aplausobrasil.com)

"Tia Emanuelle"

SÃO PAULO – O espetáculo Tia Emanuelle, dirigido por Wagner de Miranda, é um musical que conta as peripécias de uma senhora nonagenária, bondosa e astuta. Camilo Brunelli assina o texto e atua no espetáculo. Wagner de Miranda é o diretor. A estreia será nesta sexta-feira (14), no Teatro Itália, às 23h30. Na ocasião, haverá o lançamento do livro com o texto da peça pela Editora Giostri.

No dia em que completa 91 anos, Tia Emanuelle revive a sua trajetória, lamenta a perda do seu marido Gumercindo e as dificuldades que a vida lhe oferece devido à idade avançada. Tia Emanuelle quer voltar aos palcos. Jura que teve uma vida inusitada e que foi a responsável pelo sucesso de muitas estrelas, entre elas Carmen Miranda.

A protagonista arma situações trágicas e cômicas que envolvem seus sobrinhos, suas empregadas e o público. Tem o controle das situações até o momento em que chega à sua casa uma nova empregada.

Os fatos inesperados vividos pelos personagens são narrados por uma trupe de artistas de cabaré com muita cor e animação.

"Tia Emanuelle"

Para a realização da peça, o grupo desenvolveu pesquisas sobre o humor e, mais especificamente, sobre o humorista brasileiro. O objetivo é apresentar um espetáculo divertido e poético.

Neste sentido, a ideia de colocar artistas de cabaré para contar essa história veio, segundo Miranda, do estudo da estrutura e do conteúdo da dramaturgia.

¨Há, nessa opção, uma vontade da direção em tocar determinadas questões acerca da vida no teatro, suas agruras e prazeres¨, conta o diretor Wagner de Miranda.

No elenco estão: Álvaro Sabra, Angela Mazza, Camilo Brunelli, Ellen Nicole, Fabrício de Almeida, Luciano Brandão, Marta Guerreiro e Vânia Barboni. Também estão em cena os músicos Bruno Rafael, Jorge Cezar e Saulo Caetano, além do ator e músico Juscelino Filho.

Pela segunda vez a Cia leva aos palcos um texto assinado por Camilo Brunelli, que aborda nas suas criações o universo dos atores e apresenta questões pertinentes ao universo teatral. ¨Dirigir dois textos consecutivos do Camilo Brunelli tem sido uma experiência fantástica”, diz. ¨Ele fala com muita propriedade do lugar do teatro no mundo e isso interessa demais aos artistas da Cia Espontânea de Teatro¨, complementa Miranda.

O espetáculo deseja mostrar toda a estrutura da encenação teatral. Os camarins e as coxias estão no palco, para que seja possível acompanhar a troca dos figurinos e as movimentações dos atores nas mudanças das cenas.

A trilha original conta com 14 músicas compostas por Brunelli, Wagner de Miranda e Juscelino Filho. As canções são executadas ao vivo e têm a função de costurar as cenas.

Tia Emanuelle é o segundo trabalho teatral da Cia Espontânea, cuja primeira peça foi o infantil Malas, Palhaços e Cambalachos, que após temporada de sucesso no Teatro Augusta começou uma turnê pelo interior do estado de São Paulo.

Ficha técnica

Texto – Camilo Bruneli

Direção e preparação vocal – Wagner de Miranda

Cenografia – Wagner de Miranda, Ricardo Escudero e Katia Machado

Figurino – Wagner de Miranda e CresoPessurno

Fotografia – Ricardo Escudero

Músicas – Camillo Brunelli e Juscelino Filho

Arranjos – Bruno Rafael, Jorge Cezar, Juscelino Filho e Saulo Caetano

Preparação corporal – Beto de Alencar

Iluminação – Clayton Heringer

Produção – Cia Espontânea de Teatro

Assessoria de imprensa – BBP Comunicação

http://ciaespontanea.wordpress.com

Serviço:

Tia Emanuelle

Duração: 1h30m; classificação: 16 anos.

De 14 de setembro a 24 de novembro

Horários: 6ª e sábado, 23h30

Teatro Itália. Av. Ipiranga, 344 – Edifício Itália, subsolo (Metrô República)

Ingressos: R$30,00 e R$15,00 (meia entrada para aposentados, professores da rede estadual e estudantes com documento comprobatório. Não há venda ou reserva por telefone. Aceitos todos os cartões de crédito. Não aceita cheques)

Bilheteria: 3ª a domingo, a partir das 15h (11 3255-1979). Vendas on-line: www.compreingressos.com (11 2122-2474). Aceita todos os cartões de crédito, cheques não. Estacionamento: serviço de valet conveniado ao Edifício Itália

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*