Tio Vânia faz estreia nacional em Curitiba

 

Yara de Novaes - Foto: Henrique Araujo

Theo Alves*, especial para o Aplauso Brasil

Com texto de Anton Tchekhov, o Grupo Galpão traz a sua versão de Tio Vânia ao Festival de Curitiba. Escrita entre os anos de 1896 e 1897, a peça narra a história de um homem com cinquenta anos, frustrado pelas escolhas que fez na vida.

“Realmente, o texto foi o ponto de partida da peça. Durante o processo de montagem, a gente chegou a desconstrui-lo, mas percebemos que o nosso discurso não estava a altura ao do autor”, explica a diretora Yara de Novaes.

Para o Grupo Galpão, o universo de Tchekhov não é nenhuma novidade. Anteriormente, eles flertaram com o texto As Três Irmãs, que também traz a assinatura do autor russo, no documentário Moscou.

Tio Vânia se apresenta no Festival de Curitiba nos dias 08 e 10. No elenco, estão os atores Antonio Edson, Arildo de Barros, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Paulo André, Teuda Bara e Mariana Lima Muniz (atriz convidada).   

*Theo Alves viajou a convite do Festival de Curitiba.

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.