Transmissão online: Vulcão celebra 100 anos de Clarice Lispector

Vanessa Bruno em

EM REDE – Na mesma semana do aniversário de nascimento e de morte da escritora Clarice Lispector, o VULCÃO [criação e pesquisa cênica] prepara atividades para homenagear a escritora que tem sido uma importante fonte para as criações do coletivo. Unindo festejos, VULCÃO também dá início à comemoração dos 5 anos de atividades. “A lida com a literatura de Clarice na sala de ensaio me deixou fértil para outros projetos”, conta Vanessa Bruno que havia dirigido, em 2010, O ovo e a galinha e, é a diretora do espetáculo para crianças e adultos Brincar de Pensar, já dentro do repertório do VULCÃO, e do solo Águas do Mundo”, do qual também é atriz e dramaturgista, todos a partir da literatura de Clarice. Para comemorar um século de nascimento dessa que é das maiores autoras mundiais, Bruno encabeça ações festivas, compostas por live entre ela e a diretora de cinema Marcela Lordy e transmissão especial do espetáculo Águas do Mundo – a partir do romance Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres. 

 

A primeira das atividades será uma live na conta de Instragram do VULCÃO (@vulcao.art) com Vanessa Bruno e Marcela Lordy, no dia 9 de dezembro às 20h. As duas artistas têm em comum a produção de obras no teatro e no cinema, respectivamente, a partir de “Uma aprendizagem ou O Livro dos Prazeres”, de Clarice Lispector. Bruno criou a peça “Águas do Mundo”, Lordy, o longa “O livro dos prazeres”, recém exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A conversa abordará os desafios de transbordar a literatura de Lispector para outras linguagens, feminismo, atualização da obra e diferentes escolhas que cada uma das criadoras fizeram partindo do mesmo romance.

 

No dia do aniversário, a festa será à altura. Haverá uma transmissão online do espetáculo “Águas do Mundo” feita especialmente para a ocasião. Criado e interpretado por Vanessa Bruno, a partir de sua pesquisa de dez anos da transposição da literatura de Lispector para a cena, num cruzamento com sua experiência no CPT – Centro de Pesquisa Teatral coordenado por Antunes Filho, ela vive e narra a trajetória de Lóri. Numa cena intimista, com interferência de algumas imagens renascentistas da Gênesis, cenário minimalista e poucos objetos essenciais que misturam elementos clássicos com elementos modernos e urbanos – microfone, smartphone e guitarra – a protagonista constrói consigo uma jornada rumo ao prazer. O prazer de reconhecer-se em si e de perceber a força de ser exatamente quem é. A tal modo de se sentir à vontade para subverter os prazeres em uma poética profanação do mito bíblico de Adão e Eva, fundador do patriarcado: “Ao contrário de Eva, ao morder a maça entrava no paraíso”.

 

Segundo a propositora do projeto junto do VULCÃO [criação e pesquisa cênica], o espetáculo traz a narrativa de Clarice para pensar nas construções sociais das mulheres de nosso tempo – seja na esfera política, social ou íntima-metafísica – amparadas nas fricções possíveis que a ficção pode fazer com a realidade e criando diálogos entre os tempos atuais e a luta feminista.

 

A transmissão especial do espetáculo Águas do Mundo – a partir do romance Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres tem direção audiovisual de Pedro Paulo de Andrade, direção de fotografia de Claus Stellfeld e conta com a preparação corporal de Livia Vilela, especialista na Técnica Klauss Vianna (TKV). Livia assina também a assistência de direção, junto com Luiz Felipe Bianchini. A preparação vocal é de Paula Mihran e a preparação musical de Zeca Loureiro. Anne Cerrutti criou cenário, adereços e figurinos. A trilha sonora é de Edson Secco e a iluminação de Fernanda Guedelha. O espetáculo tem também cenotécnica de Diego Dac, videos de Gabriela Rocha, voz gravada de Fabrício Licursi, visagismo de Britney Federline. Essa versão especial poderá ser vista no YouTube da Corpo Rastreado, diretamente do Centro Cultural da Diversidade,

 

O projeto fez seus ensaios na residência artística na Casa das Caldeiras no Programa Obras em Construção e teve sua pré-estreia no dia 02 de maio de 2019 no SESC Santo Amaro, em parceria com a Cobogó das Artes, em Recife, cidade onde a autora passou sua infância.

 

Serviço

 

VULCÃO celebra Clarice 100 anos

LIVE

09/12 às 20h

Vanessa Bruno conversa com Marcela Lordy Instagram: @vulcao.art

 

 

TRANSMISSÃO especial do espetáculo Águas do Mundo – a partir da obra de Clarice Lispector

10/12 às 20h

YouTube: https://www.youtube.com/user/corporastreado

 

Proposição, dramaturgismo, interpretação e direção: Vanessa Bruno

Direção audiovisual: Pedro Paulo de Andrade

Direção de fotografia: Claus Stellfeld

Assistente de direção e preparação corporal: Livia Vilela

Segundo assistente: Luiz Felipe Bianchini

Preparação vocal: Paula Mihran

Preparação musical: Zeca Loureiro

Cenário, adereços e figurinos: Anne Cerrutti

Cenotécnica: Diego Dac

Trilha sonora: Edson Secco

Iluminação: Fernanda Guedelha

Vídeos: Gabriela Rocha

Operação de vídeos: Caroline Marques

Captação de som: Dara Duarte

Câmeras: Bianca Moreno e Chico Cobra

Visagismo: Britney Federline

Identidade visual: Cezar Siqueira

Produção: Rodrigo Fidelis / Corpo Rastreado Apoio: Centro Cultural da Diversidade

Realização: VULCÃO [criação e pesquisa cênica

Kyra Piscitelli

Kyra Piscitelli é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e fez pós-graduação em Globalização e Cultura pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Escreve sobre teatro e arte desde de 2009. Integra os Juris da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e do Prêmio Aplauso Brasil. Ávida por conhecimento, se não está em viagem ou estudo, só há um lugar para achá-la: o teatro!