Adriano Oliveira, especial para o Aplauso Brasil (adriano@aplausobrasil.com)

“Borboletas de Sol de Asas Magoadas” volta a São Paulo, em curta temporada, na Estação Caneca de sexta (29) a 17 de dezembro. O ponto de partida do projeto foi a pesquisa de campo com travestis nas ruas da cidade de Porto Alegre, realizada pela atriz Evelyn Ligocki. Nesse monólogo, ela interpreta a personagem Betty, um travesti, que recebe os visitantes-espectadores em sua casa.
Ao receber em sua casa seus visitantes-espectadores, Betty conta os detalhes do dia-a-dia de alguém que nasceu em corpo de homem, mas vive em um universo feminino. Em seu quarto, o público pode desvendar um mundo comum a todos os travestis: preconceitos, risos, silicone, feminilidade e sexo.
A montagem aborda questões polêmicas e sugere o debate em relação aos diversos estereótipos acerca do tema.
O espetáculo estreou em 2002 em Porto Alegre e deu à atriz o Prêmio Açorianos Revelação no mesmo ano, desde então foi apresentado em diversas cidades e festivais de teatro. Em

2006 foi destaque da mostra paralela do Festival de Teatro de Curitiba, entrou em cartaz no SESC Avenida Paulista em São Paulo e participou do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. Por esse trabalho a atriz Evelyn Ligocki foi indicada como melhor atriz para o Prêmio Qualidade Brasil 2006.
Serviço
“Borboletas de Sol de Asas Magoadas”
Espetáculo solo com a atriz EVELYN LIGOCKI
Estréia – Dia 29/10, sexta-feira, às 21h30
Temporada – De 29/10 a 17/12 – Sextas-feiras, às 21h30
Estação Caneca – Espaço Cultural Trilhas da Arte
Rua Frei Caneca, 384 – Bela Vista – SP
Preços – R$ 30,00 e R$15,00 (meia entrada)
Telefone para informações – 11 2371 5744