Travesti Betty volta a São Paulo

Adriano Oliveira, especial para o Aplauso Brasil (adriano@aplausobrasil.com)

Evelyn Ligocki no solo "Borboletas de Sol de Asas Magoadas"

“Borboletas de Sol de Asas Magoadas” volta a São Paulo, em curta temporada, na Estação Caneca de sexta (29) a 17 de dezembro. O ponto de partida do projeto foi a pesquisa de campo com travestis nas ruas da cidade de Porto Alegre, realizada pela atriz Evelyn Ligocki. Nesse monólogo, ela interpreta a personagem Betty, um travesti, que recebe os visitantes-espectadores em sua casa.

Ao receber em sua casa seus visitantes-espectadores, Betty conta os detalhes do dia-a-dia de alguém que nasceu em corpo de homem, mas vive em um universo feminino. Em seu quarto, o público pode desvendar um mundo comum a todos os travestis: preconceitos, risos, silicone, feminilidade e sexo.

A montagem aborda questões polêmicas e sugere o debate em relação aos diversos estereótipos acerca do tema.

O espetáculo estreou em 2002 em Porto Alegre e deu à atriz o Prêmio Açorianos Revelação no mesmo ano, desde então foi apresentado em diversas cidades e festivais de teatro. Em

"Borboletas de Sol de Asas Magoadas" - Foto de Walter Antunes

2006 foi destaque da mostra paralela do Festival de Teatro de Curitiba, entrou em cartaz no SESC Avenida Paulista em São Paulo e participou do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. Por esse trabalho a atriz Evelyn Ligocki foi indicada como melhor atriz para o Prêmio Qualidade Brasil 2006.

Serviço

“Borboletas de Sol de Asas Magoadas”

Espetáculo solo com a atriz EVELYN LIGOCKI

Estréia – Dia 29/10, sexta-feira, às 21h30

Temporada – De 29/10 a 17/12 – Sextas-feiras, às 21h30

Estação Caneca – Espaço Cultural Trilhas da Arte

Rua Frei Caneca, 384 – Bela Vista – SP

Preços – R$ 30,00 e R$15,00 (meia entrada)

Telefone para informações – 11 2371 5744

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*