Michel Fernandes*, do Aplauso Brasil (michel@aplausobrasil.com.br)

CURITIBA – Não à toa que Leandro Knopfholz, diretor do Festival de Teatro de Curitiba, apareceu para a coletiva de imprensa do encerramento da 22ª edição do evento com a serenidade de missão cumprida. E muito bem cumprida. Com sessões esgotadas em cerca de 15 dos 32 espetáculos escolhidos pelos curadores Celso Curi, Lúcia Camargo e Tânia Brandão para integrar a Mostra Oficial. Opções assertivas que fizeram dessa, a melhor edição que acompanhei nesses 11 anos de cobertura do FTC.
Segundo Leandro, o público estimado foi de mais de 220 mil pessoas e o diferencial desta edição, além das atrações internacionais que se confirmam parte da programação da Mostra Oficial, o incentivo às coproduções (Cine Monstro 1.0, Homem Vertente e Parlapatões Visitam Angeli) são meta para a edição de 2014.
“Estamos em busca de coproduções de espetáculos, não só com companhias, mas com instituições que possam realiza-los. Achei instituições interessadas em co produzir. Sesc SP, SESC RJ, Festival de Bogotá, mas para finalizar as negociações depende de uma série de fatores.
A programação de excelência da “trinca de reis” formada pelos curadores Celso, Lúcia e Tânia – que merecem nosso máximo reconhecimento –, trouxe uma rica seleção de espetáculos expressamente marcados pela escolha de trabalhos que, em comum, são calcados na pesquisa de linguagens de grupos e/ ou artistas contribuintes para o rico cenário contemporâneo das artes cênicas. Mérito dos curadores foram, também, as apostas nas estreias nacionais que ocuparam o Festival.
Preocupação que tenho desde sempre é a escolha de espetáculos a assistir que compõe a Mostra Paralela, Fringe, esse ano reafirmou a força de coletivos – curitibanos, baianos e mineiros – que realizaram suas Mostras dentro do Fringe e possibilitaram alguma organização para os espectadores, embora algumas preciosidades despertaram interesse da imprensa e do público em geral.
Em 2014 não só a Copa tem data certa para acontecer, de 28 de março a 08 de abril, a capital paranaense o Festival de Teatro de Curitiba. Evoé e até 2014 Curitiba.
*Michel Fernandes viajou a convite do Festival de Teatro de Curitiba