Trinca de reis: curadoria acerta nas escolhas do Festival de Teatro de Curitiba 2013

Michel Fernandes*, do Aplauso Brasil (michel@aplausobrasil.com.br)

Leandro Knopholz
Leandro Knopholz

CURITIBA – Não à toa que Leandro Knopfholz, diretor do Festival de Teatro de Curitiba, apareceu para a coletiva de imprensa do encerramento da 22ª edição do evento com a serenidade de missão cumprida. E muito bem cumprida. Com sessões esgotadas em cerca de 15 dos 32 espetáculos escolhidos pelos curadores Celso Curi, Lúcia Camargo e Tânia Brandão para integrar a Mostra Oficial. Opções assertivas que fizeram dessa, a melhor edição que acompanhei nesses 11 anos de cobertura do FTC.

Segundo Leandro, o público estimado foi de mais de 220 mil pessoas e o diferencial desta edição, além das atrações internacionais que se confirmam parte da programação da Mostra Oficial, o incentivo às coproduções (Cine Monstro 1.0, Homem Vertente e Parlapatões Visitam Angeli) são meta para a edição de 2014.

“Estamos em busca de coproduções de espetáculos, não só com companhias, mas com instituições que possam realiza-los. Achei instituições interessadas em co produzir. Sesc SP, SESC RJ, Festival de Bogotá, mas para finalizar as negociações depende de uma série de fatores.

A programação de excelência da “trinca de reis” formada pelos curadores Celso, Lúcia e Tânia – que merecem nosso máximo reconhecimento –, trouxe uma rica seleção de espetáculos expressamente marcados pela escolha de trabalhos que, em comum, são calcados na pesquisa de linguagens de grupos e/ ou artistas contribuintes para o rico cenário contemporâneo das artes cênicas. Mérito dos curadores foram, também, as apostas nas estreias nacionais que ocuparam o Festival.

Preocupação que tenho desde sempre é a escolha de espetáculos a assistir que compõe a Mostra Paralela, Fringe, esse ano reafirmou a força de coletivos – curitibanos, baianos e mineiros – que realizaram suas Mostras dentro do Fringe e possibilitaram alguma organização para os espectadores, embora algumas preciosidades despertaram interesse da imprensa e do público em geral.

Em 2014 não só a Copa tem data certa para acontecer, de 28 de março a 08 de abril, a capital paranaense o Festival de Teatro de Curitiba. Evoé e até 2014 Curitiba.

*Michel Fernandes viajou a convite do Festival de Teatro de Curitiba

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.