SÃO PAULO – A Trupe Sinhá Zózima, grupo de teatro que utiliza ônibus urbano como espaço cênico, local de descentralização e democratização do acesso às artes, ganha mostra de repertório e abre processo sobre a montagem do novo espetáculo nas unidades do SESC Parque Dom Pedro II e SESC Carmo durante o mês de novembro.
O espetáculo Iracema via Iracema será apresentado no dia 23 de novembro, sexta-feira, às 19h no SESC Carmo e no dia 24 de novembro, sábado, às 19h no SESC Parque Dom Pedro II. A tragicomédia parte do texto homônimo de Suzy Lins de Almeida, dramaturga e pesquisadora cearense, e conta a história de uma mulher de origem rural, semianalfabeta que, em um determinado momento de sua vida, escolhe viver para sempre dentro de um ônibus urbano.
O público vai poder acompanhar a montagem do novo espetáculo, A Cobradora, no dia 28 de novembro, quarta-feira, às 15h30 na Praça Da Liberdade. O monólogo é inspirado nos depoimentos de trabalhadoras de rede de transporte público de São Paulo. A partir da história oral de cinco mulheres, a dramaturga Claudia Barral proporá cinco textos curtos de teatro para serem experimentados e transformados pela atriz Maria Alencar e o diretor Anderson Maurício.
E Cordel do amor sem fim pode ser visto no dia 30 de novembro, sexta, às 19h SESC Carmo. A trama narra histórias do universo interiorano. O ir e vir das águas do velho rio São Francisco envolve a vida dos personagens. Teresa, Antônio, Carminha, Madalena e José percorrem as margens do rio, tecendo um trajeto encantatório, como se movimentassem a própria vida no ônibus, onde a peça é encenada.
Durante os anos de pesquisa, Trupe Sinhá Zózima desenvolveu diversos projetos que culminaram na criação e realização de diversos espetáculos apresentados em vários estados brasileiros e também encenado no continente europeu. O grupo foi um dos selecionados para representar o Brasil no I Mercado de Indústrias Culturais dos Países do Sul (Micsul), em maio de 2014.
Ficha técnica:
Iracema via Iracema
Atriz Criadora: Luciana Ramin. Encenação: Anderson Maurício. Dramaturgia:Suzy Lins De Almeida. Vídeo Mapping: Gabriel Diaz Regañon. Preparação Corporal: Veronica Avellar. Preparação Vocal: Letícia Góes. Sonoplastia: Rafael Paiola.Iluminação: Tomate Saraiva. Operador De Luz: Otávio Rodrigues. Assessoria Cenográfica: Mariana Chiarello. Produção Geral: Tatiane Lustoza. Assistentes de Produção: Amanda Azevedo e Jonathan Araujo. Comunicação: Paula Venâncio.
Cordel do amor sem fim
Dramaturgia: Cláudia Barral. Direção: Anderson Mauricio. Direção Musical: Roberta Forte. Com Trupe Sinhá Zózima (Anderson Maurício, Cleide Amorim,Junior Docini, Priscila Reis, Tatiana Nunes Muniz eTatiane Lustoza). Duração: 60 Minutos.Classificação: 12 Anos.
Serviço:
Iracema via Iracema
Dia 23 de novembro, sexta, às 19h – SESC Carmo
Área Externa
Livre
Grátis
Dia 24 de novembro, sábado, às 15h – SESC Parque Dom Pedro II
Não recomendado para menores de 16 anos
Grátis
A Cobradora – Abertura de processo do espetáculo
Dia 28 de novembro, quarta, às 15h30 – Praça Da Liberdade
Livre
Grátis – Sem retirada de ingressos.
Cordel do amor sem fim
Dia 30 de novembro, sexta, às 19h – SESC Carmo
Não recomendado para menores de 12 anos
Grátis – Retirada de convites com 1h de antecedência.
SESC Carmo
Rua do Carmo, 147 – Centro
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 9h às 20h.
Telefone: (11) 3111-7000
Redes Sociais
Site: https://www.SESCsp.org.br/unidades/1_CARMO/
Facebook: https://www.facebook.com/search/top/?q=SESC%20carmo
SESC Parque Dom Pedro II
Praça São Vito, s/n – Brás
Horário de funcionamento: De quarta a domingo e feriados, das 10h às 18h.
Telefone: (11) 3111-7400
Redes Sociais
Site: https://www.SESCsp.org.br/unidades/781_PARQUE+DOM+PEDRO+II/